RESENHA: A lista de Brett

13:23


Uma encantadora história sobre o último presente de uma mãe para sua filha <3

Escrito por Lori Nelson Spielman e publicado pela Editora Venus, A lista de Brett é um livro que nos faz rever prioridades. Nossa visão de mundo muda muito enquanto amadurecemos, mas, às vezes, perdemos o foco do que realmente é importante. E é isso que acontece com Brett a partir do momento que Elizabeth Bohlinger, sua mãe, falece e ela vê sua vida inteira virar do avesso. Mas acontece que, nesse caso, o avesso acaba sendo o lado certo! 

Vendo que a filha não era feliz, Elisabeth decide impôr que: para que Brett receba sua herança terá que cumprir as metas da lista que tinha feito, aos 14 anos, de como queria que sua vida fosse.

Brett deixou sonhos para trás e sua mãe vai guiando-a, mesmo depois de morta, pela lista, fazendo sua filha entrar em cada fria, que nós como leitores pensamos: 

"Meu Deus! Larga essa lista e vai viver, mulher!".

No entanto, Brett não pode fazer isso. Não só pelo dinheiro que ela precisa, mas porque aqueles são realmente os sonhos dela, que sobreviveram (mesmo com a negligência da vida adulta).

Ao longo da história ela conhece várias pessoas, percebe que os amigos não são tão amigos assim, que o homem que ela amava não era tão perfeito como ela imaginou que fosse. Sua vida vai sendo desconstruída, e é maravilhoso percebermos como Brett vai se redescobrindo, e a medida que isso ocorre, vamos nos redescobrindo junto com ela, mexendo em nosso interior e tentando alcançar aqueles sonhos mais profundos que fizeram a nossa vida mais mágica.

Cada personagem secundário tem uma importância muito grande para o desenvolvimento da história e da própria protagonista. Eles influenciam diretamente na realização de cada item, e percebemos que precisamos de outras pessoas para realizar nossos sonhos, assim como Brett precisou para tentar cumprir suas metas no tempo estabelecido por sua mãe de 1 ano. 



A capa é perfeita ela simboliza tudo aquilo que Brett precisa conquistar, o papel é amarelado com um tamanho bom de fonte e variações de fontes para simbolizar a Lista, as cartas da mãe e a narração da escritora, que é uma pessoa maravilhosa, pois fala conosco diretamente nos agradecimentos do livro, nos inspirando com frases que tocam verdadeiramente a alma, transcrevi uma das frases que gostei:

"Por fim, este livro pertence a todas as garotas e mulheres que veem a palavra "sonho"; e pensam no verbo, não no substantivo."

Se você achar que este é um chick-lit comum, está enganado! É uma excelente história, leve, bem humorada e bem escrita, mas que vai contra o senso comum e tudo aquilo que nos é imposto, nos fazendo refletir sobre a coragem que temos que ter, para realizarmos os nossos próprios sonhos.


Abaixo, algumas das metas de Brett aos 14 anos:

01) Ter um filho, talvez dois.
06) Ter um cachorro.
09) Continuar amiga de Carrie Newsome para sempre!
12) Ajudar os pobres.
13) Ter uma casa bem legal.
14) Ter um cavalo.
17) Me apaixonar.
18) Fazer uma apresentação ao vivo em um palco imenso.
19) Ter um bom relacionamento com meu pai.
20) Ser uma professora maravilhosa.

A lista de Brett é um  livro que liberta, nos faz pensar na vida de maneira pura e simples e assim percebemos que para mudarmos, basta querer. 

Leia também!

0 comentários