RESENHA: Úrsula - a história da bruxa da Pequena Sereia

08:34


Assim como em "A fera em mim", Serena Valentino traz, em Úrsula: a história da bruxa da Pequena Sereia, um Clássico da Disney visto por um ponto de vista que não foi explorado antes. Com título original de Poor unfortunate souls, o livro, também publicado pela Universo dos livros e lançado em Novembro, revisita o oceano governado por Tritão, mas dessa vez para contar a história da vilã. Temos que voltar um pouco no tempo, até a infância de Úrsula, para entender a origem do ódio que a personagem dedica ao pai de Ariel. A ideia inicial da produção do filme “A Pequena Sereia” era mostrar Úrsula e Tritão como irmãos e isso é confirmado no livro de Serena Valentino. 
A história é interligada com "A fera em mim", fazendo referências aos fatos daquela narrativa, e trazendo de volta as três bruxas irmãs, Circe, Pflanze (a gata misteriosa) e a princesa Tulipa Morningside; temos também referências à história de Malévola.
Muitas perguntas continuaram no ar, como por exemplo: por que a forma natural da Úrsula é de polvo? Por que ela foi banida do reino de Tritão? A autora somente deixa implícito que eles brigavam muito devido à má índole que a bruxa, ainda que muito nova, já apresentava. 
O principal motivo de conflito entre os dois eram os seres humanos, alvo de desprezo de Tritão e, após trágicos acontecimentos, da ira de Úrsula. Então, quando descobre que a briga de Ariel com seu pai foi motivada exatamente pela princesa ter se apaixonado por um humano e por seu interesse nos apetrechos da espécie, a bruxa resolve usar a princesa para se vingar de seu irmão e tomar para si o trono ao qual acredita ter direito.

Minha parte favorita:


O conflito principal da história se forma quando Úrsula recorre às Três Bruxas Irmãs, para que a ajudem a executar seu plano maligno, utilizando um trunfo que ameaça  a amizade de longa data que mantinham.

Recomendo a leitura para mergulhar ainda mais fundo no Universo Disney!


Leia também!

2 comentários

  1. Sabe, uma coisa nessa leitura me deixou intrigada. Não me recordo de qual bruxa seria a babá, a qual se referem como "a bruxa das lendas".
    Poderia me ajudar nesse ponto? :")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Então, A bruxa das lendas é a babá da Tulipa, mas eles não dão muitas informações sobre ela, apenas que é muito poderosa e tem grande apego por sua protegida!!

      Excluir