Happy Birthday, Tim Burton!
13:52
Hoje é um dia especial: há 58 anos, em Burbank, sul da Califórnia (EUA), nascia Tim Burton!

Quando era adolescente, entediado com a vida nos subúrbios, Burton se divertia pintando, desenhando e fazendo curtas. Iniciou seus estudos no California Institute of The Arts e alguns anos depois, entrou para a The Walt Disney Company onde conseguiu um emprego como estagiário de animação.
Cineasta e escritor, suas obras tem uma assinatura bem marcada, deixando seu estilo, sua habilidade de misturar horror e comédia, evidente, graças ao seu jeito peculiar de transmitir diferentes cenários e realidades aos seus espectadores. Assim, ficou mundialmente conhecido!
Dentre suas obras mais famosas podemos citar A fantástica fábrica de chocolate; Edward mãos de tesoura; Noiva cadáver; Frankweenie; Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da Rua Fleet; a adaptação para cinema de Alice no País das Maravilhas e sua continuação Alice através do espelho; O estranho mundo de Jack; Batman; Os fantasmas se divertem; Marte Ataca e A lenda do cavaleiro sem cabeça.
Se eu já o admirava, esse sentimento só aumentou depois de conferir a exposição "O mundo de Tim Burton", que ficou em exibição no MIS de Feveiro a Junho desse ano e apresentou desde desenhos da primeira infância até sua carreira consolidada como diretor. contou ainda com uma sala inédita que revela quais foram as inspirações que influenciaram o cineasta em seu trabalho. O espaço foi montado a partir de uma lista feita por Tim Burton. Entre os itens estão pôsteres promocionais dos filmes King Kong (1976) e Frankenstein (1931), uma cópia do quadro A noite estrelada, de Vincent van Gogh, e uma foto de Edgar Allan Poe. A mostra trouxe ainda uma sala dedicada a projetos não realizados, e outra, à sua filmografia.
Esse ser humano incrível ainda escreveu um livro infanto-juvenil, O Triste Fim do Menino Ostra e Outras Histórias. Escrito em forma de poema, o livro traz a característica marcante do filmes de Burton, a melancolia e o sombrio que há dentro de todos nós. Eu adquiri o livro quando estive na exposição e super recomendo <3
Meu desejo para ele é que viva, no mínimo, mais 58 anos e continue fazendo esse trabalho maravilhoso!
0 comentários