[SÉRIES] Primeiras impressões: Dear white people

14:18


Dear White People é uma série original Netflix, adaptação do filme Cara Gente Branca, premiado em 2014 no Festival de Sundance. Fez sua estreia dia 28 de Abrilcom elenco majoritariamente negro, e já chegou mostrando a que veio.

O antagonista é ninguém menos do que a própria sociedade, pois temos um grupo de alunos negros que se sente frequentemente desrespeitado em uma universidade renomada onde a maioria dos estudantes são brancos - como qualquer instituição com caráter elitista.

Logo no 1o episódio, a trama se desenvolve em cima de uma polêmica festa de Halloween que tem como temática a "Blackface", onde os estudantes brancos usam seus referenciais de pessoas negras de formas alegóricas e satíricas como fantasia. 

Samantha White é uma estudante e ativista negra,  que tem um  programa de rádio universitário, o Dear White People, com o qual critica a apropriação cultural e o preconceito velado (ou nem tanto), além de defender, de modo ferrenho, os direitos dos negros. 


Com um humor ácido, fala dos dramas coletivos e destaca a individualidade das personagens, trazendo questões íntimas e pessoais, conflitos internos, incoerências… Enfim, humanidade. 

Além de Samantha, temos Reggie, Troy Fairbanks, Colandrea “Coco” Conners e Lionel como os negros protagonistas da trama e, de certo modo, cada um deles lida com a opressão de uma forma diferente.

Me chamou a atenção, porém, o fato de que os amigos de Sam a julgaram (e condenaram) por ter um relacionamento com um branco. Poxa, se o que eles buscam é a igualdade e o fim do preconceito, me pareceu bem estranho que tratassem Gabe daquela maneira. 

Mas é impossível negar a importância e qualidade da produção. No aspecto da representação dos negros no cinema e na TV, o quadro está mudando rapidamente, e para melhor. 

Confira o trailer:


Seja qual for sua raça, assista à série de coração aberto e tire suas próprias conclusões.

Leia também!

3 comentários

  1. Lari, comecei a ver o primeiro episódio.. Não vi o filme, e nem tinha lido nada a respeito da série, mas eu esperava sentir um impacto forte, mesmo que de forma velada. Eu não gostei de como eles tratam a sexualidade pelo menos no primeiro episódio, me pareceu vulgar e isso fez a série perder um pouco da credibilidade pra mim.
    Achei que How to get away with murder, pelo menos a primeira temporada que é a que eu assisti, traz muito mais a representatividade negra pq mostra uma advogada bem sucedida e forte, que se destaca em seu meio, apesar de todo preconceito e sofrimentos pelos quais ela passou.
    Vou continuar a assistir, pq vc sabe né, não dá pra julgar o livro só pela capa. Coisas de Lari...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso da sexualidade eu também achei desnecessário, mas não deixe que tire a credibilidade da série... eu foquei mais na questão social, nesse aspecto de como lidar com preconceitos e discriminações. Vamos esperar que eles invistam no foco!

      Excluir
  2. Incrível! A atriz Lena Waithes e compromete muito com o personagem. É espectacular, superou as minhas expectativas, adoro os filmes de Lena Waithe, considero que é uma excelente atriz, a vi em ready player one filme, adorei! Já a viste? Este filme é um dos melhores que estreou, se você quise assistir um excelente filme, eu recomendo! É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir