[RESENHAS] Os doze signos de Valentina

13:41



No Mochilão da Record 2017 em São Paulo, fomos apresentados à Raissa Tavares, autora super simpática que contava com mais de 2 milhões de leitores no Wattpad e estava transbordando de felicidade pois seu primeiro livro, Os 12 signos de Valentina, ganhador do prêmio Wattys de voto popular, seria publicado em breve pelo Grupo Editorial Record, sob o selo "Galera". Ali, naquela pequena apresentação, a história do livro já me chamou muito a atenção e resolví que iria procurar mais a respeito: Segui e adicionei a Ray nas redes sociais e fiquei atenta às datas de lançamento. Ainda bem! Tem como não gostar de uma autora nerd, bem humorada e super acessível? Não, né? Ainda mais depois de comprar o livro e ficar viciada na história, amar a capa e a escrita super fluida desse ser humano!

Ontem rolou a tarde de autógrafos em São Paulo e obviamente fui cobrir o evento e prestigiá-la.

Ray Tavares tem 24 anos e é formada em Gestão de Políticas Públicas na USP. Começou a escrever fanfics com 13 anos e se apaixonou pela literatura. Ray ama Meg CabotHarry Potter e How I Met Your Mother.

Fazia tempo que um livro não me pegava do jeito que Os 12 signos de Valentina me pegou! E vocês já vão entender o porque:

Isadora Mônaco é daquelas personagens que você gostaria que fossem reais, só para ser amiga delas, indo às baladas da Augusta, assistindo vídeos de gatinho no Youtube ou acompanhando as desventuras nas quais se mete! E, apesar de eu não ser Canceriana, foi impossível não guardar rancor de Lucas, o ex namorado que, após SEIS ANOS de namoro, trai Isa com Amanda, uma das AMIGAS DELA do curso de Jornalismo da USP. Obviamente, a menina entra numa baita fossa, daquelas que só a prima e melhor amiga, Marina, conseguiu fazê-la levantar da cama e se arrumar para uma "night regada a bebida, boa música e caras interessantes" não sem muitos protestos, é claro.
Mas é aí que tudo começa, já que, depois de algumas vodkas com energéticos, concedidas pelo barman escorpiano, também conhecido como Deus Grego do Álcool, Isa acaba chorando no banheiro e é consolada por uma funcionária da balada, que lhe dá valiosos conselhos e descobre o motivo do fracasso de seu relacionamento: astrologia. Lucas sendo pisciano, era o inferno astral da ariana. Estava escrito nas estrelas que não daria certo. 
Encantada com essa lógica, Isa vira "a louca dos signos", mergulhando tanto no universo astrológico que ele vira tema de seu trabalho de Jornalismo Online, para o qual faz um blog e relata, sob o pseudônimo de Valentina, suas experiências amorosas com um garoto de cada signo do zodíaco: o ariano hiperativo, o taurino cavalheiro e comilão, o geminiano indeciso, o escorpiano sensual... 
Então, a acompanhamos na saga por fazer um bom trabalho de faculdade e, de quebra, encontrar o seu "libriano perfeito", desviando, como na Matrix, dos SMS dos garotos que vai conhecendo e da desconfiança de seus amigos, já que o blog vira uma febre, ultrapassando os limites do curso de jornalismo e ficam todos loucos de curiosidade para desvendar a identidade secreta de Valentina.
E, em meio a tudo isso, ainda aparece um certo nerd, com camisetas super descoladas, óculos e cabelos que tem vida própria, que entende as referências e parece estar em todos os lugares, com quem tem encontros casuais esporádicos e nada românticos, mas que não lhe saem da cabeça e acabam sendo motivo daqueles sorrisos que grudam no rosto (parece que não foi só a Isa que se apaixonou por ele, não é mesmo? 😅), que pode colocar em risco toda a Operação Valentina... Será que Isadora, que, graças ao seu alter ego, se transformou de "chifruda deprimida que não sai de casa" para "caçadora expert na arte da sedução" vai conseguir confiar de novo e sossegar em um relacionamento?

Autógrafo, brinde e dedicatória personalizados ♏💗
Mas não é só a história que é maravilhosa, a formatação do livro também merece destaque: eu AMEI o jeito que eles retrataram as postagens de Isa, fazendo um perfil para cada signo no blog e os SMS que ela troca com os meninos que vai conhecendo em suas aventuras, ficou super dinâmico! 
A escrita da Ray é regada a senso de humor, referências drama e romance, e o livro está recomendadíssimo para quem curte astrologia, e para quem não curte também! 

                                                
                                              

Leia também!

4 comentários

  1. Oi Lari!
    Amei,amei,amei sua resenha!
    A história parece ser maravilhosa mesmo,com altas doses de humor e confusão da protagonista hahahahahha
    A Ray é um amor né?Conheci ela ontem e ela é a melhor pessoa!Mega simpática,adorei ter conhecido ela.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada 💕 A história é bem assim mesmo, vc se envolve e nem percebe, rs. A Ray é muuuito amor! Já quero mais livros dela, viciei 😅 Quando ler os 12 signos, me conta oq achou?

      Beijos!

      Excluir
  2. Lari, amei a sua resenha! Tem um tempo que eu estava querendo ler o livro por ser um "louco dos signos", mas fiquei receoso. Sua resenha ajudou bastante! Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, disponha, estamos aí pra isso :)
      Que bom que ajudei!
      Também sou "a louca dos signos" e afirmo que o livro é viciante!!
      Depois que ler, diga se acertei na indicação, tá?

      Excluir