[RESENHAS] Sentimentos às avessas - Blogueiras.com

10:59


Blogueiras.com é uma coletânea de contos escritos por Adrielli Almeida, Mari Scotti, Teca Machado, Larissa Azevedo, Raffa Fustagno, Thati Machado, Thays M. de Lima e Mariana Mortani. São oito histórias com oito protagonistas que possuem uma paixão em comum: blogar!



Hoje eu vim falar do meu conto favorito, o Sentimentos às Avessas, escrito pela autora parceira Lari Azevedo, escritora e blogueira no Burn Book



A protagonista desse conto é Amanda, uma garota de dezessete anos que foi diagnosticada com depressão e transtorno de ansiedade há 06 meses. Mandy faz terapia com o Dr. Pedro para lidar melhor com seus pensamentos e o analista lhe recomenda que ela mantenha um diário, como forma de desabafo. Porém, a protagonista não é muito ligada a papel, caneta e coisas do gênero. Ela é, em suas palavras, "uma garota moderna" e resolve manter um blog, o Sentimento às Avessas, onde posta sob o pseudônimo de "Estrela do Amanhã".
Porém, ao escrever um post particularmente intenso, intitulado "Sinto vontade de morrer todos os dias", seu blog sofre um boom de acessos e comentários de leitores que se identificaram com a postagem. Pessoas que sofrem os mesmos transtornos e querem aprender a lidar com eles, assim como Mandy está aprendendo. Porém, notar que outras pessoas, além dela e seu terapeuta, estão lendo seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, assusta a garota e piora sua ansiedade, pois ela não acredita que seja forte, ou que suas experiências possam ajudar a alguém e sim que ela é quem precisa de ajuda. 
Ao retornar ao consultório do Dr. Pedro para conversar com ele sobre esse e outros conflitos emocionais, Amanda conhece Ingrid, uma garota de sua idade, que, inclusive estuda na mesma escola. Após a consulta, elas saem juntas para tomar um sorvete e conversar um pouco. E, a partir daí, elas vão ficando mais próximas e formando um vínculo de amizade, desabafando, estudando juntas... dando força uma para a outra, principalmente durante as recaídas. A amizade de Ingrid reacende nela a lembrança de FELICIDADE, ajudando-a a valorizar coisas simples como tomar um sorvete ou um frappuccino na Starbucks com uma amiga. 
Claro, não é uma cura, mas, nas palavras da própria protagonista, é uma fresta de luz e já basta para ajudar a resistir às sombras da depressão que insistem em rondar e tentar aproveitar cada chance para arrastá-la novamente para baixo. 
Mandy sabe que precisa ser forte e que essa é uma luta diária a se vencer. Mas aprende que não está sozinha e esse é o importante.

Além do formato super interativo do conto, com destaques para os trechos de música, super pertinentes à história, as SMS e os posts do blog, eu gostei muito da simbologia da Borboleta, trazida por Lari na forma de um pingente da pulseira que Ingrid faz de presente para Amanda:

"Borboletas significam transformação - às vezes é só isso o que precisamos, quebrar o casulo ao nosso redor e sair voando pela vida como uma linda borboleta colorida.".

Acompanhar Mandy nesses 02 anos de luta retratados em posts, histórias e desabafos foi muito emocionante e eu recomendo demais a leitura! Lari se superou 💙 ela deixa, ainda, uma nota para seus leitores, que eu faço questão de colocar aqui e fazer das palavras dela, as minhas:

"Se alguma vez você se sentir como a Amanda ou se identificar com ela lembre-se: Procure ajuda. Seja de família ou amigos. Mas principalmente, procure ajuda de profissionais. Eles estão lá para te ajudar. E se, de alguma forma isso não for possível, entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, ligue 141. Ah, eles atendem via chat, skype, por e-mail e até presencialmente. Não desista, sua vida é importante para todas nós."

E lembre-se: Você não está sozinho.

Leia também!

0 comentários