[RESENHAS] Para todos os garotos que já amei - a trilogia

11:59



Eu nunca tinha lido um livro da Jenny Han, porém os títulos dessa série me provocavam curiosidade já há algum tempo e, quando lançaram o terceiro e último volume, os dois primeiros entraram em promoção e eu aproveitei! Quando comecei a leitura, foi impossível largar. Em dez dias, concluí a trilogia.



"Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar."
Lara Jean é uma garota doce, caseira, extremamente romântica e ingênua. Ela é a irmã do meio das Garotas Song, descendentes de coreanos por parte de mãe; Margot (a mais velha) e Kitty (a caçula) são as pessoas mais importantes do mundo para ela, juntamente com seu pai. Apesar de suas personalidades muito diferentes, é como se se completassem. 
A mãe delas faleceu quando Kitty tinha apenas dois anos e, a partir daquele momento, elas fizeram um pacto de cuidar umas das outras e de seu pai. O amor e cumplicidade entre elas é comovente.
Quando Margot se forma no colégio, decide cursar faculdade na Escócia e Lara Jean se sente no dever de assumir o papel de irmã mais velha, cuidando da casa, do pai e de Kitty. E, durante esse processo, vemos um grande amadurecimento da protagonista. 
Uma das coisas que a mãe deixou para Lara Jean foi uma caixa de chapéu, de cor azul petróleo, para que a garota guardasse seus bens mais preciosos. E, dentre esses bens, ela guardava as cartas de amor que escrevia para os garotos que amou - cinco ao todo. Me identifiquei muito com esse lado da protagonista, já que escrever também me ajuda muito a colocar os sentimentos em ordem, sendo realmente um "exorcismo". 
Acontece que, todas as cartas que ela escreveu desapareceram e, assim, foram enviadas para os destinatários. Alguns dos meninos foram atrás dela ao receberem a carta, dentre eles Josh, ex namorado de Margot, por quem a protagonista mantinha um amor platônico. Lara Jean se desespera, ao ponto de fingir estar namorando Peter Kavinsky, o mais bonito dos garotos bonitos, jogador de lacrosse e ex-namorado de Genevieve, sua ex-amiga de colégio e cover de Regina George. Temos aí, momentos fofos, momentos divertidos, crises de ciúme e existenciais. Mas confesso que torcí muito para eles se acertarem, já que Peter foi, aos poucos, conquistando não só o coração de Lara Jean e de Kitty, mas o meu também. 

Em P.S.: Ainda amo você, Lara Jean descobre os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta, pois agora ela e Kavinsky agora são um casal de verdade. O que pode não ser tão simples quanto nos romances dos quais Lara Jean tanto gosta. Ainda mais quando pessoas de fora se dedicam a atrapalhar.
Eles tem um novo contrato, no qual prometem não partir o coração um do outro e sempre contar a verdade. Porém, quando o segredo não é nosso, como será que devemos agir? 
Além disso, um amor do passado de Lara Jean ressurge e, em meio aos problemas em seu relacionamento com Peter, ela se vê apaixonada ao mesmo tempo por ele e por John Ambrose McClaren (com quem eu, sinceramente, acredito que ela combina mais, mas o amor tem dessas coisas, né?), que também fazia parte do grupo e, coincidentemente era melhor amigo de Kavinsky
Se apaixonar é fácil, emocionante mesmo é o que vem depois. E em um jogo, convenientemente chamado Assassinos, todos os sentimentos vêm à tona.

Na surpreendente e emocionante conclusão da série, Agora e Para Sempre, Lara Jean, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar.
O plano é ir para a UVA, universidade de seus sonhos, super bem conceituada, situada a menos de uma hora de distância de casa, permitindo que ela possa visitar a família nos finais de semana. Ela se torna ainda mais atraente quando ganha Peter como bônus. Porém, às vezes (na maioria delas), as coisas não saem como planejado...



Além de serem livros muito fofos, de leitura rápida e extremamente cativante, esses YA contemporâneos, não caem em muitos clichês do gênero, tendo a dose certa de romance, já que a a autora conseguiu construir relacionamentos fofos sem serem melosos. 

A dose extra de açúcar foi parar nos doces que a Lara Jean faz e que nos deixam com água na boca... Tem cookies, crème brulée, pão de canela, waffle e brownies. A editora até separou as receitas, que podem ser encontradas aqui! Eu já testei a dos cookies e está mais do que aprovada!!

As capas são lindas, com a escrita semelhante à escrita cursiva, a formatação feita pela Editora Intrínseca ficou impecável na série.

Virou xodó 💕 

Leia também!

1 comentários