[RESENHAS] Amor & gelato

05:43

"Um verão na Itália, uma antiga história de amor e um segredo de família."

Amor & gelato
(no original Love & Gelato), publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, é o livro de estréia da ítalo americana Jenna Welch, que passou parte da adolescência em Florença, onde passeava de scooter, dançava em chafarizes e tomava mais gelato do que deveria. 
Jenna consegue nos passar essa vivência através da protagonista Carolina Emerson, uma adolescente que está passando por um momento muito delicado: sua mãe, Hadley, faleceu há 06 meses, de câncer, e seu último pedido foi que Lina fosse para a Itália. Mais precisamente para Florença, onde passou um ano e quer que a filha vivencie a mesma experiência. Outra exigência de Hadley foi que Lina ficasse hospedada com Howard Mercer, o gigante gentil sulista (e, ao que tudo indica, pai de Lina!), que nos conquista facilmente com sua doçura, gosto por gastronomia e metáforas atrapalhadas, de quem não parava de falar sobre, em seus últimos dias, com um ar nostálgico. 
A contra gosto, Lina acaba cedendo e viaja. Chegando lá, se depara com um fato bastante inusitado: Howard mora em um cemitério! Ou melhor, um Memorial da Segunda Guerra Mundial, onde quatro mil soldados americanos estão enterrados. E bem, não é exatamente o que se espera, né? Lina fica bastante apreensiva e decide ir embora assim que possível e voltar a morar com a família de Addie, sua melhor amiga. 
Porém, tudo muda quando ela recebe um diário que pertenceu a sua mãe e que foi escrito durante o tempo que ela passou na Itália. De uma hora para outra, Lina se vê completamente mergulhada naquelas páginas, envolvida por uma misteriosa história de amor, marcada por uma decisão difícil. 
A partir daí, temos uma leitura com dois pontos de vista: o de Lina, que conta a história no presente e o da mãe dela, através do diário, que começa antes mesmo dela embarcar para a Itália e vai até o momento em que deixa o local às pressas, já grávida.
Conforme avança na leitura, entre um gelato e outro (preferencialmente de stracciatella), Lina vai reconstituindo os passos de sua mãe e conhecendo a surpreendente cidade de Florença, com suas praças, monumentos, boates, pontes, pizzarias, padarias secretas... tudo isso, ao lado de Howard e Lorenzo Ferrara, ou, para os íntimos, Ren, que, em pouquíssimo tempo, passa de futuro colega de classe da EAIF a confidente e companheiro de aventuras, ganhando a confiança de Lina com seu jeito exótico e fofo e lhe proporcionando sentimentos que ela nunca achou que pudesse sentir, especialmente após a morte de sua mãe. 
Ao conhecer mais sobre sua origem, sobre si mesma e sobre o amor, a garota vai amadurecendo e descobrindo que existem maneiras de lidar com a sensação de perda, não deixando de sentir saudades, mas se reerguendo. 
Amor & gelato é uma deliciosa viagem, de 316 páginas, pelos mais lindos pontos turísticos da Toscana, como a Ponte de Vecchio, o Duomo e o Palazzo Vecchio! É aquele tipo de leitura leve e fofa, que te leva pra bem longe — no caso, Florença — na qual o leitor é absorvido para a história, conhecendo os personagens e se afeiçoando a eles, de forma que fica bem difícil largar o livro antes de chegar ao final.

Se tornou um xodó 💕

"As pessoas vêm para a Itália por vários motivos, mas, quando ficam aqui, é só por dois... Amor e gelato.".


 

Leia também!

3 comentários

  1. Olá, Lari.

    Adorei sua resenha!
    O livro realmente já me despertava o interesse e agora ainda mais. Gosto de narrativas que se dividem o ponto de vista dos personagens. É sempre legal ver além de um único personagem. E o fato de conhecer os pontos turísticos através das páginas, é ótimo! Quero ler urgente haha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Fabi!!

      Obrigada mesmo! Eu amei esse livro, ele realmente me conquistou!! O fato de alternar as narrativas permite que saibamos de mais detalhes sobre a história e eu achei que a mudança de pontos de vista ficou bem fluida. A Jenna já começou arrasando! A descrição que ela faz sobre os pontos turísticos (e sobre os gelatos) dá muuita vontade de pegar o primeiro avião para Florença hahah leia assim que você puder!

      Beeijos

      Excluir
  2. Uau fiquei suuper curiosa para ler o livro! Tinha visto a capa dele pelo Insta, mas nunca me interessei, achei que era algum tipo de romance, mas pelo que vi de sua resenha parece ser algo bem diferente! Adoro livros que trazem diferentes pontos de vistas, dá pra ter uma noção melhor dos sentimentos dos personagens e de determinadas situações!
    Com certeza quando puder vou ler o livro, fiquei bem curiosa para conhecer esse lugar tão bonito haha, adorei o blog <3

    https://deitadaemnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir