[RESENHAS] Menina Veneno

13:01

Madrasta sim, bruxa nunca. 
Publicado originalmente no Livro dos Vilões, o conto de Carina Rissi, autora da série best-seller Perdida e de Quando a noite cai, nos traz o "outro lado da história" de um dos contos de fadas mais famosos do mundo: A Branca de Neve. Aqui, a princesinha é Bianca Neves e a Rainha Má é Malvina Neves, protagonista linda, rica, famosa, dona de um humor ácido e divertidíssimo!

"Você conhece a história de uma certa princesa que sofreu inúmeras tentativas de assassinato por sua madrasta, uma delas com uma maçã envenenada. O bem contra o mal, a indefesa donzela ameaçada pela perversa Rainha... É bonito, não é mesmo? Francamente, me embrulha o estômago só de falar dessa história da carochinha. Eu não sou uma bruxa, não sou má e eu nunca planejei matar ninguém. Por anos, fui a maior modelo do planeta, o nome mais poderoso do mundo da moda... Até o dia em que a insossa da minha enteada, Bianca, roubou a minha maior campanha. Dá pra acreditar? Bianca é tão sonsa... e tem esse arzinho azedo e avoado que me dá vontade de voar no pescoço dela... Eu sei, parece mesmo que eu fiz tudo o que a imprensa me acusa de ter feito. Mas não foi bem assim. Senta aqui e me ouça até o fim. Depois me diga se acha mesmo que mereço o título de Rainha Má... Talvez só Rainha seja muito melhor."

Carina traz o conto de fadas para os dias atuais com sua escrita fluida e envolvente, fazendo com que nos sintamos próximos a Malvina, realmente conversando com a diva que lá no fundo, bem no fundo, tem sentimentos! 


"Antes de começarmos, quer comer alguma coisa? Uma tortinha de maçã?
Não?
Tudo bem. Então vamos à história que nunca foi contada."


De origem triste e humilde, Malvina cresceu, até seus 18 anos em um orfanato e, depois que atingiu a maioridade, teve que se virar para conseguir garantir seu sustento e sobrevivência, trabalhando, inclusive de frentista de posto. Época durante a qual conheceu Henrique Neves, piloto de Fórmula Indy, mais velho, viúvo, que se apaixonou por ela e a ajudou a construir uma sólida carreira como modelo e um lugar para morar, antes de lhe propôr casamento.
Somos apresentados também a Sarina, melhor amiga de Malvina, e Abel, o motorista. Ambos cresceram ao lado da Rainha da Beleza e conhecem um lado dela que está escondido sob camadas e mais camadas de pura vaidade e sarcasmo.
Alguns anos após o casamento do Rei das Pistas com a Rainhas da Passarelas, Henrique sofre um terrível acidente em uma corrida e falece, deixando a guarda de Bianca, sua  filha do primeiro casamento, com Malvina.
Elas, apesar de colegas de profissão, têm temperamentos completamente diferentes e nunca se deram lá muito bem. Porém, o verdadeiro conflito começa quando Bianca é convidada a se tornar a nova garota propaganda do perfume Menina Veneno, campanha da qual Malvina era a estrela.
A partir daí, Bianca se torna uma verdadeira pedra no Loubotin de Malvina, tomando não só a sua campanha, como também seu lugar no ranking do Divina Proporção (um app que escaneia seu rosto e avalia seu nível de beleza, o novo Espelho Mágico - ótima sacada da Carina!) e despertando o interesse de Fernando, crush da nossa Rainha Má!!! 


Carina desenrolou a história muito bem, me levando até o último capítulo cheia de curiosidade. Um detalhe que me deixou muito empolgada foi que, enquanto eu lia, ia identificando os personagens da Carina de acordo com a versão original de A Branca de Neve. Foi genial! 

Quem me conhece, sabe que sou Disneymaníaca e que qualquer adaptação de suas histórias vai me chamar atenção. Porém, Menina Veneno me surpreendeu e se tornou a minha versão favorita da história da Branca de Neve (fora a original, é claro).

Dia 17, Domingo, tem sessão de autógrafos desse livro maravilhoso em SP, na Saraiva do Shopping Center Norte, a partir das 15h. Nós estaremos lá para prestigiar a Rainha Malvina!


Leia também!

1 comentários

  1. Oi Lari!
    Mais uma vez Carina Rissi mostrando porque é considerada a diva do chick lit nacional.Só ela mesma pra fazer uma readaptação de contos de fadas de uma forma tão divertida e cativante!
    Infelizmente não consegui autografar meu livro,mas boa sorte lá domingo!!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir