[RESENHAS] Crave a Marca

11:07


Oii, olá, como vai?

Estamos participando de um ”Desafio Literário 2018” da editora Astral Cultural. E não poderíamos deixar de resenhar os livros que escolhemos para cumprir os desafios. Para o mês de janeiro deveríamos ler um livro com gênero de ficção cientifica, o escolhido foi Crave a Marca publicado pela editora Rocco e escrito pela Verônica Roth, autora da trilogia Divergente. Então vamos lá!

 
 

“Num planeta em guerra, numa galáxia em que quase todos os seres estão conectados por uma energia misteriosa chamada “a corrente” e cada pessoa possui um dom que lhe confere poderes e limitações, Cyra Noavek e Akos Kereseth são dois jovens de origens distintas cujos destinos se cruzam de forma decisiva. Obrigados a lidar com o ódio entre suas nações, seus preconceitos e visões de mundo, eles podem ser a salvação ou a ruína não só um do outro, mas de toda uma galáxia. Primeiro de uma série de fantasia e ficção científica, Crave a marca é aguardado novo livro da autora da série Divergente, Veronica Roth, que terá lançamento simultâneo em mais de 30 países em 17 de janeiro, e surpreenderá não só os fãs da escritora, mas também de clássicos sci-fi como Star Wars.”

 

Crave a marca surpreende a todos, inclusive os leitores que como eu não gostaram do final da trilogia de divergente (sim, eu entendo o motivo do final ser daquele jeito, mas de qualquer forma me decepcionou.) em crave a marca um novo universo é criado e regido por uma força da natureza chamada Corrente, essa força está presente em tudo e todos, e se manifesta através das pessoas com dons únicos e extraordinários, o dom é de acordo com a personalidade do individuo. A historia nos apresenta Thuve um planeta nação dividido entre os thuvesitas que são pessoas pacificas, e os shotet que uma parte da população sobrevivia indo de país em país reciclando coisas descartadas e reutilizando-as para seu uso. Agora os shotets são guerreiros que tem moradia fixa em Thuve e querem ser conhecidos como nação, mesmo que isso trave uma guerra entre thuvesitas e shotets, o clima de guerra não se mantem apenas nisto, cada nação possui o seu oraculo sendo eles ascendente, atuante e descendente eles podem ver fortunas dos cidadãos e o futuro, as fortunas são a determinação do papel de cada um em sua nação, o que pode ameaçar pessoas poderosas.

Somos apresentados também a Akos Kereseth, um garoto thuvesita que é filho da oráculo de Thuve, que em um ataque de Rizek (soberano dos shotet) é levado com seu irmão mais novo, como prisioneiros, onde é obrigado á viver no meio de um povo rival, mas ainda assim usa todas suas forças para resgatar seu irmão e voltarem para casa, mesmo sabendo que nada será como antes. Também conhecemos Cyra Noavek, irmã de Rizek, uma garota shotet temida por todos por conta do seu dom da corrente de infringir dor em quem a toque. O caminho de Cyra e Akos se cruza quando ele é obrigado a servir a família dela, porém  mesmo estando de lados opostos, com o passar do tempo os dois cabam se conhecendo melhor, conhecendo a história de seu povo, e encontrando coisas em comum, juntos eles irão descobrir uma aliança, uma amizade que vai além e supera todas as diferenças, que se identificam contra as maldades cometidas por Rizek e que poderá ser um grito para mudanças começarem a acontecer.

 

A capa além de linda, deixa um toque de mistério a esse livro, a narrativa alternada entre Cyra e Akos é um ponto muito importante que não posso deixar de ressaltar, pois podemos saber e entender os dois lados da história e conhecermos cada vez mais os personagens, a história é cheia de detalhes, para não escapar nada ou ficarmos com dúvidas, a história se inicia um pouco mais devagar afinal os personagens e todo esse novo universo está sendo apresentado a nós, o que por sinal me prendeu completamente, achei surpreendente esse novo universo criado pela Veronica, mas confesso que do meio para o final fica impossível parar de torcer por alguns personagens e cada vez mais difícil parar de ler, pois se inicia uma narrativa surpreendente e cativante o que é de se admirar, afinal o livro tem ação, aventura, fantasia, amizade, romance, uma cultura e uma mitologia coisas que me prenderam e irão prender cada vez mais leitores, nos deixando curiosos e ao mesmo tempo desesperado pela continuação.

O livro faz parte de uma duologia, a previsão é que em 2018 a autora irá publicar, o que mal posso esperar, afinal é um novo universo que gostaria de ler sempre. O livro é um pouco maior afinal são um pouco mais de 400 páginas, mas a narrativa nos leva de uma forma que mal percebemos a quantidade de páginas que faltam ser lindas, é surpreendente o quão rápido li Crave a marca.

Super, mega, recomendo Crave a marca, o livro que você não vai conseguir para de ler até que chegue o final.

Então, essa foi minha leitura do desafio da editora Astral cultural.

Xau, xauzinho e até a próxima!

Leia também!

0 comentários