[FILMES] Viva: a vida é uma festa

11:45


Lançada em Janeiro de 2018, Viva: a vida é uma festa (Coco, no original) é uma animação muito linda e emocionante inspirada na celebração mexicana do Dia dos Mortos.

O protagonista, Miguel, é um garoto que quer ser um ídolo da música, embora tenha de contrariar as tradições. Para provar seu talento e descobrir segredos de sua família, ele vai parar na Terra dos Mortos.




Lá, ele descobre que, para voltar ao mundo dos Vivos, deve obter a benção de seus ancestrais. Porém, para isso, deve desistir de seus sonhos.

Logo agora que acredita ter, finalmente, descoberto de onde vêm sua paixão pela música. Então, ao invés de aceitar as condições de seus antepassados, Miguel se aventura pela Terra dos Mortos para desvendar um grande mistério que envolve sua família e poder ser livre para seguir o seu destino como músico.



Nosso fofo protagonista confronta seus antepassados, que retornam no Dia dos Mortos sob forma de esqueletos com roupas e maquiagem, de modo a ilustrarem as pessoas que foram um dia. Ossos são transformados em brinquedos, o corpo é visto como mero acessório. É belíssimo o modo como a animação trata espiritualidade e cultura mexicana sem pregar a verdade única da religião.

Viva se dissocia das noções de céu e inferno, preferindo a transferência harmônica e igualitária para outro plano de existência, no qual o elemento mais importante é ser lembrado por aqueles que ainda vivem.

Confira o trailer:


Com canções lindas (Remember me ganhou o Oscar de Melhor canção original), gráficos coloridos e um tema pouco tratado em animações, a Morte (não apenas a morte natural, mas as mortes por acidente, o assassinato e a morte simbólica, ou seja, o esquecimento) e  uma aprovação de 97% no Rotten Tomatoes, Viva é o mais novo sucesso da Pixar. Merecidamente! 



Se tornou uma das minhas favoritas de todos os tempos 💗 super recomendada!

Leia também!

0 comentários