[FILMES] O ódio que você semeia

06:08

Oii, olá, como vai?

Hoje vou falar sobre um filme forte, visceral, extremamente emocionante que, infelizmente, não vem recebendo a atenção que merece.



O ódio que você semeia (The Hate U Give) é adaptação cinematográfica, distribuída pela Fox Film do Brasil, do best-seller homônimo de Angie Thomas, publicado aqui pela Galera Record

O filme cumpre com precisão o objetivo de criar uma obra que fosse ao mesmo tempo juvenil e adulta, trazendo uma mensagem profunda de solidariedade e luta contra a injustiça e o preconceito racial.



A protagonista, Starr Carter (interpretada brilhantemente por Amandla Steinberg, de Jogos Vorazes e Tudo e todas as coisas), é uma jovem garota de 16 anos que vive com os pais e os dois irmãos em Garden Heights, um bairro majoritariamente negro e periférico que sofre com muitos problemas relacionados às drogas e a violência. Por causa disso, ela e seus irmãos foram transferidos por seus pais para  Williamsonum colégio em uma área mais rica da cidade. Com isso, Starr aprendeu a se dividir em duas versões: a menina da periferia e a do colégio rico.



Conhecido pelo trabalho como Archie em RiverdaleK.J. Apa surge como Chris, namorado de Starr, que frequenta seu colégio. Starr, apesar de demonstrar gostar muito de Chris, o inclui em sua Versão 02, se esforçando para que seus mundos nunca colidam, o que causa certa tensão em seu relacionamento.



Mas todo o statu quo é abalado quando Starr, saindo de uma festa no bairro onde mora,  testemunha o assassinato de Khalil  (interpretado por Algee Smith), seu melhor amigo de infância e primeiro crush, por um policial branco, dando início a uma série de conflitos em sua região. 

Inicialmente, Starr não quer se manifestar, mas aos poucos vai percebendo que ela tem muito a dizer e encontra sua voz, decidindo testemunhar no tribunal. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, por ser a única pessoa presente na cena do crime, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.



O longa é emocionante, triste, chocante, delicado, divertido e desafiador. Essencial. Oferece uma reflexão super atual sob o olhar de uma jovem que é obrigada a crescer rápido demais. 

É uma obra repleta de personalidade, com referências da cultura pop que vão de N.W.A. a Harry Potter, passando por Beyoncé. A trilha sonora é outro destaque a parte. 

Certas realidades devem ser sempre discutidas e absorvidas. É preciso frisar que todos somos importantes, todos contamos, igualmente! E O ódio que você semeia faz isso, tornando-se, na minha opinião, um das obras mais tocantes e expansivas sobre o racismo na atualidade! 

A negritude, como ressalta a advogada April Ofrah (Issa Rae), é vista como ameaça, e enquanto a cor da pele de uma pessoa for considerada uma arma, inocentes vão continuar morrendo. É necessário continuar gritando (ou produzindo arte) até que alguém ouça.

Por alguma razão que eu desconheço, apesar de ser tão relevante, o filme pode ser encontrado em pouquíssimos cinemas e ainda menos horários. Aproveitem esse período de recesso/férias para assisti-lo. Garanto que não se arrependerão. 

Confiram o trailer:


Por hoje é só, pessoal! Tchau, tchauzinho e até à próxima 👋

Leia também!

0 comentários