RESENHA: Confissões de uma garota mal amada, excluída e (um pouco) dramática

18:12


"Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento na Barra da Tijuca em que morava, teve que ser vendido, pois, com a crise, o pai foi demitido e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz. 
O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.". 

ALÔ BRASIL, PÓLO NORTE E CHINA!

Thalita Rebouças, uma das autoras brasileiras mais populares e carismáticas, está de volta! Em seu novo triunfo, ela nos apresenta Teanira - mistura do nome de seus avós (Tércio + Djanira = Teanira! Haja criatividade...) -   ou, como prefere ser chamada, Tetê, uma garota inteligente, divertida e com um jeitinho único!

A história começa com Tetê indo ao psiquiatra, Romildo, a "pedido" de sua mãe (que estava preocupada por Tetê se "isolar" do resto do mundo). E é aí que ela conta tudo que a preocupa, o porquê não era feliz na outra escola, a vida em família, sua desilusão amorosa...  
Segue, então, para o primeiro dia de aula no ensino médio na escola nova com a vontade de que tudo seja diferente: fazer muitos amigos, se divertir, se sentir aceita e bonita (mesmo com seu bigode e sua sobrancelha taturana que a mãe vive pedindo para ela fazer), e encontrar um grande amor. 

E, assim, Thalita nos ensina mais uma lição: a mudança tem que vir de dentro e o amor próprio é o primeiro (e mais importante) passo para sermos felizes ao lado de alguém. Com o apoio de Davi e Zeca (seus novos e ótimos amigos), Tetê vai, aos poucos, se aceitando e sendo aceita. 
Porém, nem tudo corre como nossa heroína esperava e surge uma pedra no meio no caminho (no meio do caminho surge uma pedra): Valentina metidina intrometidina chatina pratricina e suas seguidoras! A garota que é linda por fora e horrorosa por dentro e, infelizmente, namora Erick, o "deuso" lindo, garoto dos sonhos de Tetê. Valentina implica com Tetê, Davi, Zeca e qualquer um que não faça parte parte do grupinho dos populares. Inconformada com a injustiça e cansada de sofrer bullying, Tetê tenta desvendar o porquê de tanta maldade no coração da menina e reverter o quadro. 

Em meio a essa confusão, Tetê vai nos contando seus dias na escola nova, com seus novos amigos. A acompanhamos em sua primeira festa, conhecemos (e nos apaixonamos junto) seu primeiro namorado...

Esse livro, que nos conquista já pela capa maravilhosa e o título bem humorado (amei os parênteses hahah), traz em meio ao dia a dia de Tetê e seus "dramas" adolescentes, questões como homofobia, bullying, auto estima, preconceito social e os abusivos e ilógicos padrões de beleza. 

Acabei a leitura ontem e já estou com saudades da Tetê 

FUN FACT:
Além de ser uma leitura realmente deliciosa e recomendada para todas as idades, no decorrer da história, Tetê nos presenteia com suas receitinhas deliciosas! Temos a torta de limão do papai, o sensacional cupcake de caneca, palha italiana... Estou louca para testá-las! 





Leia também!

24 comentários

  1. Adoro os livros da Thalita Rebouças <3 Ela sempre me encanta, os personagens são lindos e a história sempre me comove. Livro com receitas é pra amar ainda mais né? :D

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro dela, mas fiquei bastante interessada em ler esse. Adorei seu post!!! Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Michele!!

      Leia, sério!
      Os livros dela são ótimos ♥

      Beeeijos

      Excluir
  3. Só li verdades!
    Amei seu texto e você com toda certeza vai ter muito sucesso!
    Pois escreve muito bem e sabe nos prender a atenção.
    Sucesso e beijinhos

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada, Juh!
      São comentários como o seu que em animam a continuar com o blog ♥

      Sucesso para nós!

      Beeijos

      Excluir
  4. Estou doida pra comprar esse livro, eu adoro como a Thalita Rebouças escreve

    ResponderExcluir
  5. Super interessante, me atiçou a curiosidade de ler mais..Aborda assuntos tão atuais, e tão presentes no nosso cotidiano..que me faz querer saber mais!! Muito bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente ♥ e ela faz isso de maneira leve e engraçada!

      Excluir
  6. eu adoro a Thalita.... seus livros são sempre perfeitos!
    Não conhecia esse, mas pelo visto a leitura parece tão simples que em um dia você termina! rs

    já desejei!

    Kisses!
    Blog Sem Desperdício!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo ♥

      Esse é ótimo, um dos meus favoritos dela!
      E a leitura flui fácil demais, se vc estiver tranquila, termina em um dia mesmo!

      Beeijos

      Excluir
  7. Já ouvi falar desse livro, confesso que eu procuro ler mais do gênero de suspense, mas é sempre bom abrir os horizontes,mas amei a resenha hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Simone!!

      Às vezes, quando saímos da nossa zona de conforto,
      descobrimos coisas MUITO boas ♥

      Obrigada!!

      Excluir
  8. Que livro fofo, e super consciente, tem momentos que me sinto assim, me identifiquei um pouco, vou procurar esse livro.


    Bjokas, bypaulanascimento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO fofo!
      E o mais importante é que ela tratou desses temas de maneira super leve ♥
      Procure sim, Paula!

      Beeijos

      Excluir
  9. O que falar dessa história que mal conheço e ja quero ler?
    E ainda por cima a personagem tem o mesmo apelido que eu na minha família! QUEROOOO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah que coincidência!!
      Leia mesmo, Esther. Virou meu favorito da Thalita ♥

      Excluir
  10. Primeiramente: menina, que cabeçalho LINDO! Já fiquei apaixonada haha ♥
    Quanto ao livro, já estou morrendo de vontade de ler, já está na minha wishlist de compras.
    Adorei!
    Beijos

    www.meiguicesdalu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUUUITO OBRIGADA, Luana ♥
      Também sou apaixonada por ele!
      Foi feito pelos anjinhos da Design Smart (https://www.facebook.com/DS.designsmart/)

      Leia sim, você não vai se arrepender!
      Ele virou o meu favorito da Thalita!

      Beeijos

      Excluir
  11. Tenho ouvido e lido maravilhas sobre esse livro da Thalita Rebouças. Ainda não o li por pura falta de oportunidade, mas ele já está na minha lista, em breve pretendo conferir. Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  12. Que bacana! Acho que os escritores brasileiros precisam ser mais divulgados! Tem muito livro bacana por aí e nem ao menos tomamos conhecimento!

    ResponderExcluir
  13. Ameii essa resenha!
    Estava super curiosa para saber se esse livro era bom porque adorei o título.
    Vou ler tbm. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Meu Deuss, esse livro deve ser muito bom. Eu estava na saraiva, e vi ele. Fiquei muito interessada para ler. Amei a resenha, e já tou doida para comprar o livro. Hahaha ♥

    ResponderExcluir