[RESENHAS] O AMOR NOS TEMPOS DE "LIKES"

14:38

Oii, olá, como vai?

Como prometido aqui estou eu, terminei de ler “O amor nos tempos de #likes” escrito por Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francione e Pedro Pereira, eles são Booktubers e nos trazem três contos muito bons! 



Boa leitura!

Próximo destino: amor, o primeiro conto de O amor nos tempos de likes é escrito pela Pam Gonçalves e conta a história da Liz, uma youtuber famosa que tenta embarcar para sua cidade às vésperas do dia dos namorados. A confusão está armada quando, devido ao péssimo tempo, o aeroporto fecha e Liz não consegue embarcar. 
Em um outro ponto se encontra William, também preso no aeroporto de São Paulo. As histórias de ambos se cruzam quando, em um determinado momento, acabam sentando um ao lado do outro e William se mete onde não é chamado. Algumas farpas são lançadas, grosserias simples, mas desnecessárias, são ditas e, em meio a milhares de pessoas, William é um dos poucos desatualizados que não conhecem a "figura pública" que é Liz. 
A história se desenvolve de forma simples, bem tranquilinha e nada que vá te surpreender e/ou deixar pensativo, mas tem um ‘Q‘ de especial. 
É nítido o contraste do "vazio" que muitas vezes esse lado digital deixa em nós com o lado real da situação, ao mesmo tempo em que conseguimos perceber os lados bons e ruins dessa era. 
Liz é rodeada de pessoas, tem uma legião de seguidores e ainda assim consegue ser sozinha. William é um cara que amadureceu muito rápido, que tem de ser pai e mãe de sua irmã e se assegurar de cuidar do futuro dos dois e ainda assim não consegue fazer/estar inserido dentro de algum lugar para chamar de seu.

E paramos aqui, não queremos spoiler!!


Esse primeiro conto eu achei bem simples, mas ao mesmo tempo a Pam nos cativa com sua escrita, eu sou suspeita pra falar dela pois a Pam é minha youtuber favorita hahahaha, eu amei esse conto! Gostei muito da Liz ela nos mostra como é ser alguém que as pessoas se importam tanto e outras criticam tanto, a história dela em si me fez recordar um pouquinho a Jane Austen principalmente a parte de querer se desculpar e não se desculpar, eu refleti muito nesse conto ele me cativou de um jeito, me chamando para ver o que iria acontecer e o final? O final me lembrou o querido John Green e eu adorei isso, nos permite pensar no futuro dos personagens.

Em (Re)começos, conto escrito pela Bel Rodrigues, conhecemos a história da Madu: uma jovem comum, que ama estar com seus amigos e assim como a maioria dos jovens, tem um Youtuber favorito, Ed. Ela segue sua vida, deixando para trás as sequelas de um relacionamento abusivo, onde seu ex-namorado a impedia de ser quem ela realmente era, se vitimizava e a transformava na vilã das situações, ou seja, virava sempre o jogo ao seu favor; e uma amizade falida, onde sua ex-amiga começou a se envolver com seu ex-namorado e parou de responder suas mensagens/contatos. 
Em uma tentativa de espairecer e buscar aproveitar o máximo possível, ela viaja para Cabo Frio (RJ) por um final de semana inteiro, onde decide aproveitar ao máximo e se permitir novas experiências. Em um desses momentos acaba parando dentro de um bar de encontros as cegas, as escuras: uma sala toda preta, sem iluminação alguma, onde você não conhece a pessoa que estará lá com você e vice versa. Por que não se arriscar, né? Madu se joga de cabeça e conhece Eduardo, um cara muito gente boa e que, em algumas horas de conversa, descobre ter muito em comum com ela.
Em um momento ela era apenas Maria Eduarda: a jovem que saiu para um final de semana onde comemoraria seu aniversário apenas consigo mesma e no outro, estava em um encontro as cegas, que estava indo – para sua surpresa – muito além de suas expectativas. Mas olhe que bela é a vida.. te surpreende quando menos espera: Madu descobre em Eduardo alguém que ela jamais imaginaria encontrar por ali e o resto? É história.

Esse conto foi maravilhoso! Hahaha não me identifiquei muito porque namoro e nunca tive ex (aleluiiiiiaaaa), o conto é simples não tanto quanto o da Pam, é um conto que nos mostra que devemos seguir em frente independente de tudo e ainda sim abrir nossos corações para que alguém (tomara que seja seu youtuber favorito) tirar esse vazio, eu achei esse conto uma fofura sabe esse parte de sonho de todas as adolescentes e um se tornar realidade é bem legal, e o melhor é eles se conhecem mas sem saber quem realmente é a outra pessoa, e ai vemos a química coisa que se perdeu em meio a modernidade. Esse conto promete muito! O modo de acabar me recordou John Green também, aliás o fim dos três contos me lembra ele!

Em 337 km vamos conhecer Julio e Ramon, dois garotos que moram em cidades distantes e se conhecem através de um grupo no Facebook. Julio é muito solitário, por ser filho de donos de uma rede de hotel acaba vivendo muito sozinho devido as viagens de seus pais. Ramon é solitário e, por conta de sua faculdade, teve que se mudar para outra cidade onde vive sozinho e trabalha em uma livraria para custear sua vida. Entre diversas conversas via chats e vídeo, um sentimento começa a aflorar dentro deles e, em um passo mais ousado, decidem se conhecer. Eles se apaixonam e possuem uma distância de 337 km os separando, além da opção sexual de Julio não muito bem assumida perante seus pais. Eles decidem se encontrar e, a partir dali as incertezas parecem não existir mais, deixando apenas a certeza de que para o amor.. nada é impossível.

Um fator interessante é, que assim como no livro de contos ‘Deixe a neve cair‘, as histórias tem ligações em comum! Sejam com personagens que se conhecem, ou que possuem coisas em comum, gostos em comum ou até mesmo pessoas preferidas em comum. É algo bem interessante isso, me deixa mais a vontade com a leitura pois assim não fica sem conexão. Esse conto eu achei bem interessante e gostei muito! Achei super legal ter um conto com a opção sexual diferente pois é uma realidade que temos hoje e ler esse conto pode abrir a sua mente para o que é certo ou errado, uma definição disso que tenho pra mim é que o certo é amar! Se você ama vai, siga em frente e seja feliz independente do sexo da pessoa, caso contrário não julgue! vida de marido e mulher, marido e marido ou mulher e mulher ninguém mete a colher não é mesmo? então não julgue! Continuando... hahaha eu achei esse conto muito bom a escrita te cativa tanto quanto o primeiro conto e você espontaneamente começa a torcer e muito para dar certo. Achei o jeito de Hugo Francioni e Pedro Pereira escreverem bem legal, o leitor sente essa conexão nos personagens é uma coisa sem explicação só lendo para entender 😉

Só mais uma coisa: Eu amei muito  a capa, achei uma graça!!

Espero que tenham gostado! 
Se vocês já leram deixe a opinião de vocês, já ouvi algumas criticas e compreendo. 
Se não leu, leia é muito legal!


Xau, xauzinho até a próxima!

KETILIN VIEIRA

Leia também!

0 comentários