[RESENHAS] Antes de casar

07:29

Catarina é uma jovem mulher que tinha tudo planejado: o casamento perfeito, o homem ideal, finalmente a vida adulta e independente que tanto almejava. Até que, de um dia para o outro, tudo muda: o casamento não passa de um sonho, o príncipe vira sapo e a brutalidade da vida adulta se mostra bem diante de seus olhos. 
De volta ao mundo dos solteiros, Catarina se redescobre como indivíduo e percebe que, a não ser que se torne tão desapegada quanto os homens que passam por sua vida, seu coração continuará sendo partido. Mas será que suas aventuras entre mesas de bar e festas agitadas podem substituir o antigo sonho de um final feliz?
Entre altos e baixos que fazem parte da transição da juventude para a vida adulta, Catarina vai aprender que o amor não é bem como ela imaginava.


Em seu livro de estreia, Barbara Machado nos envolve facilmente com sua escrita inteligente e bem humorada e logo nos tornamos amigas de Catarina Fernandes, uma jovem capixaba de 23 anos, publicitária, que, apesar de ser super fã de Senhor dos Anéis, Harry Potter, Star Wars, Friends e The Big Bang Theory (temos várias referências a personagens e trechos de sériesfilmes e livros, especialmente da cultura geek, durante a leitura!), também não recusa um rolê pelos bares de Vitória/ES, nem uma boa festa. 
Assim, é fácil nos solidarizarmos com o momento pelo qual a protagonista está passando e pegarmos verdadeiro ranço de Arthur, o insensível que, enquanto ela sonha com a marcha nupcial, a larga em pleno aniversário de 03 anos de namoro!!! 

"Eu era romântica demais para meu próprio bem, e a culpa disso tudo era da minha mãe, que me deixou assistir desenhos da Disney demais quando eu era criança. Tinha que conter aquelas fantasias de romances épicos, suprir ideias sobre amores de verão e a expectativa de encontrar minha alma gêmea em uma livraria, comprando meu livro preferido. Essas tolices só me trariam problemas. No mundo real não existiam príncipes, apenas sapos. E parecia que eu estava decidida a esbarrar com um pior que outro. Isso porque nunca fui de cometer o mesmo erro duas vezes, os cometia três, quatro vezes, só para ter certeza, deixando-me enganar por tipinhos galanteadores que pareciam promissores."
Ainda bem que Cat tem uma família super amorosa, que a conforta (o irmão dela é um fofo), e melhores amigos como Alice, MariCarol, André, Klaus, Iran e Eduardo (Alice foi a minha favorita e, como comentei com a autora, quero ser amiga dela!), que não a deixam ser engolida pela fossa pós término (aquela fase onde tudo o que queremos é passar os fins de semana no sofá vendo filmes e séries enquanto comemos besteiras) e fazem de tudo para resgatar a Catarina divertida, carismática e que adora tomar uma cerveja (ou tequila), jogar uma rodada de Poser e não deixaria de participar de uma noite de karaokê com os amigosmostrando a ela que o relacionamento que mantinha com Arthur era tóxico, pois este não aprovava seu jeito expansivo e divertido de levar a vida.  
A partir daí, testemunhamos Cat (re)descobrir sua autoconfiança e independência, conhecendo muita gente bacana e se envolvendo com pessoas novas. Porém, seguindo um novo lema: "pego, mas não me apego"

"A cada vez que quebrava a cara, aprendia uma lição. Ou me acabava de rir da minha própria idiotice."

Só que, no meio do caminho, tinha (uma pedra) um Heitor. Ele abala as estruturas de Cat. Mas ela, com medo de sofrer uma nova desilusão, luta contra esse sentimento com todas as suas forças, pois ama a vida que está levando. 


"Sabe, muita gente encara o fim de um relacionamento como uma coisa assustadora. 
Mas assustador mesmo é perceber que você se perdeu. 
Colocar alguém num pedestal e abandonar sua essência."

Será que, depois de tudo, seria possível dar a sorte de encontrar alguém que a aceite do jeitinho que ela é? Sem tentar mudá-la? 
E conciliar sua recém descoberta liberdade a um relacionamento, sem perder sua essência? 

"Aprendi que nunca devemos jogar a responsabilidade da nossa felicidade nos ombros de ninguém, simplesmente não é justo. A felicidade depende de nós, de nossas escolhas."

É impossível não nos identificarmos e não ficarmos reflexivos durante e após a leitura. Acredito que todos já passamos ou vamos passar por algum tipo de desilusão amorosa, então é bem fácil nos colocarmos no lugar de Catarina e compartilharmos seus aprendizados na saga pós pé na bunda.

Recomendo demais a leitura 💚💚💚💚💚

Para adquirir o livro Antes de Casar, acessem o site da autora, clicando AQUI

FUN FACT: Uma coisa que eu achei muito legal durante a leitura foi que, já que a história se passa em Vitória/ES, o livro traz, especialmente em suas notas de rodapé, quase um guia turístico completo (com direito a, inclusive, dicionário capixaba)! Quem nunca esteve no Espírito Santo (assim como eu), vai ficar com uma pontinha (ou, no meu caso, pontona, de curiosidade sobre o local. 

Leia também!

0 comentários