[RESENHAS] Nas fases do amor

16:54

Uma das parcerias mais recentes do blog foi com a Em Foco Editora! Para dar início aos trabalhos, eles nos passaram a solene missão de resenhar o livro Nas fases do amor, do autor Glauco Stauffenberg e, aqui no Lariteratura, missão dada é missão cumprida, parceiro! Se bem que essa missão foi muito prazerosa de cumprir, já que a leitura é bem fluída e gostosa. 




O livro foi escrito em formato de cartas trocadas entre Gabriel e Hannah. Os dois costumavam ser um casal, porém, quando o relacionamento já estava desgastado, devido a brigas e ciúmes, Gabriel recebe uma proposta e viaja para Londres, o que dá fim ao namoro.



"Faz um tempo eu comentei com você sobre uma proposta de trabalho fora do país, se lembra? Você nem me deu tempo para explicar. Foi eu falar e um vaso foi arremessado na porta. A coitada da flor, que nada tinha a ver com a conversa, ficou grudada no olho mágico."


Nessas cartas, eles discorrem sobre os sabores e dissabores de sua relação, que era um tanto quanto conturbada e abusiva. Falam também sobre seus sentimentos e suas vidas depois da separação.

Acredito que ambos tenham errado em vários pontos. Hannah, devido aos seus traumas de antigos relacionamentos, era muito controladora e possessiva. Gabriel, por outro lado, foi extremamente covarde ao terminar tudo por carta e sua indecisão quanto a querer, ou não, voltar, me irritou um pouco. Porém, para quem está de fora, é muito mais fácil apontar o dedo e julgar, mas, quando é conosco, ficamos perdidos em uma montanha russa de sentimentos.

Eu gostei muito da forma com que a história foi narrada, pois só vamos pegando os detalhes e entendendo melhor o cenário,  no decorrer das cartas. Então não dá a menor vontade de parar! É uma leitura muito emocionante e é impossível não nos envolvermos na trama. 

FUN FACT: O autor escreveu DOIS FINAIS para Gabriel e Hannah. Eu, que sempre fico me perguntando "E se...?", super aprovei a ideia. Assim, ele agrada a gregos e troianos! Mas confesso que, tendo que escolher, ficaria com o segundo final.

Glauco Stauffenberg é professor de história, apaixonado por música e por histórias tristes. Para escrever busca inspiração nos quintais da vida, no destino final, naquilo que não ousa dar nome. As contradições do Barroco e dos jardins se fazem presentes na alma nômade do escritor que enxergar no profano uma sacralidade à espera de ser iluminada.

Recomendo muito a leitura! Principalmente se vocês, assim como eu, adoram um romance desses que te prendem até a última página.

Leia também!

1 comentários