[ADAPTAÇÕES] COM AMOR, SIMON

18:04


Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

De Becky Albertalli, mesma autora de Os 27 crushes de Molly, Simon vs. a agenda Homo Sapiens trata temas pesados como homossexualidade e bullying de uma maneira leve e natural, nos fazendo refletir sem se tornar excessivamente dramática.

Simon Spiers é um protagonista muito cativante, nós sofremos com ele, torcemos por ele e nos encantamos com sua descoberta do amor.

Simon está no ensino médio e precisa sair do armário. Faz um tempo que ele descobriu que é gay, entretanto não sabe como assumir o fato perante sua família e amigos. O problema de Simon não é o medo de não ser aceito, muito pelo contrário (afinal ele sabe que seus pais e amigos sempre vão amá-lo), mas sim ter que se assumir publicamente – o jovem não entende porque precisa anunciar sua orientação sexual enquanto homens e mulheres héteros não precisam.



“Embora essa coisa toda de sair do armário no fundo não me assuste. Acho que não. É uma caixa gigantesca cheia de constrangimento, e não vou fingir que anseio por esse dia. Mas provavelmente não seria o fim do mundo. Não para mim.”

"Tudo que eu faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças. Arrumo uma namorada. Tomo uma cerveja. E, todas as vezes, preciso me reapresentar para o universo."

"Agenda Homossexual? Não sei. Acho que está mais para Agenda Homo Sapiens. A questão é exatamente essa, né?"

Porém, depois de ler uma publicação anônima sobre homossexualidade no Tumblr da escola, o Creeksecrets, Simon resolve se comunicar com o escritor secreto, conversando com ele sobre o que não fala com mais ninguém: o fato de ser gay e todas as implicações que esse título, muitas vezes usado de forma pejorativa, pode gerar na vida de alguém. À medida que os dois vão se correspondendo através de e-mails, a relação deles passa de amizade para algo cada vez mais envolvente e apaixonante. Eles conversam sobre tudo! Desde seus sentimentos até música, literatura, gramática e dietas muito nutritivas!

"O café da manhã, obviamente, é composto de uma barrinha de cereal Oreo ou de uma torrada Oreo. O almoço tem que ser pizza de Oreo com milk-shake de Oreo e umas trufas de Oreo que minha mãe faz (também conhecidas como as coisas mais deliciosas do universo). O jantar é Oreo empanado com sorvete de Oreo, e a bebida é Oreo dissolvido em leite. Nada de água. Só leite de oreo. A sobremesa pode ser Oreo puro. Parece razoável? É para o seu bem, Blue."

O único problema é que eles não se sentem seguros para marcar um encontro cara a cara, ainda mais agora que Simon está sendo chantageado na escola por Martin, que, por um descuido de Simon, viu seus e-mails com Blue e agora ameaça revelar o seu segredo se Simon não o ajudar a conquistar a garota de quem gosta. Ou seja, entre sair do armário, ter um (possível) namorado virtual, ter que enfrentar o mundo e os valentões do colégio e ter que lidar com uma chantagem que só aumenta suas inseguranças, podemos dizer que a vida de nosso protagonista está uma bela confusão. Mas resolver essas questões se mostra divertido, aterrorizante e uma mudança de vida definitiva.

Ninguém precisa ser LGBT para entender o que Simon está passando. Apesar da história ser sobre um menino gay com dificuldades de se assumir, sabemos que a adolescência não é fácil para NINGUÉM e TODO MUNDO está tentando compreender quem realmente é. Ou seja, a identificação é geral.

A adaptação cinematográfica do livro de Becky Albertalli, estrelada por Nick Robinson, Katharine Robinson e Josh Duhamel, chegou aos cinemas brasileiros, sob o nome de "Com amor, Simon",  agora em Março. Eu, sabendo disso, adquiri o livro na promoção de Dia das Mulheres da Saraiva e o passei na frente da minha TBR List para que concluísse a leitura antes de assistir o filme. Porém, infelizmente, acabei me decepcionando. 

O filme não chega a ser ruim, ele consegue passar a mesma mensagem do livro e isso é ótimo. Porém, não entendi algumas das escolhas dos roteiristas/produtores. Detalhes como o e-mail do protagonista e as situações em que determinados eventos acontecem foram alterados sem motivo aparente, um personagem foi acrescentado, outro cortado, o grupo de amigos de Simon teve sua dinâmica alterada... Mas, o que mais me incomodou, de fato, foi um acontecimento específico envolvendo Blue. O que, para mim, altera a sinceridade no relacionamento de ambos. E isso era o que eles tinham de mais importante. Mesmo só se conhecendo no plano virtual, sem saber as características físicas ou,  até, sem saber qualquer coisa da personalidade que pudesse revelar a identidade de ambos, eles eram SEMPRE sinceros um com o outro, essa era a BASE da confiança entre eles.

Confira o trailer:


Para não dizer que sou só críticas em relação ao filme, a trilha sonora de "Com amor, Simon" é maravilhosa! Além do dueto de Normani Kordei, do Fifth Harmony, e o rapper Khalid em "Love Lies", ainda temos Troye Sivan, The 1975, Bleachers, Whitney Houston e muito mais!

Novamente: não é um filme ruim, ele, por si só, é realmente bom. Mas, por favor, se vocês pretenderem ler o livro E assistir o filme, vão ao cinema primeiro. Enquanto para o livro eu dou cinco estrelas, o filme, sendo uma adaptação, merece umas três.

Assistam, leiam e tirem suas próprias conclusões 😅

Leia também!

0 comentários