[RESENHAS] O Sorriso da Hiena

14:57


Oii, olá, como vai?
Hoje trago a resenha de mais um livro escolhido para o ”Desafio Literário 2018” da editora Astral Cultural. Para o mês de fevereiro deveríamos ler um livro que um amigo(a) recomendou, então eu recomendei “Melodia Feroz” para a Lahri e ela recomendou “O Sorriso da Hiena” escrito por Gustavo Ávila e publicado em 2017 pela Editora Verus. O Sorriso da Hiena é o livro de estreia de Gustavo Ávila que já tem os direitos autorais comprados pela TV GLOBO.  Percebeu o quanto esse livro é bom? Continue lendo a resenha e venha se apaixonar por esse livro maravilhoso!!
 
 

Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas. Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?               
 A história é sobre um serial killer David, que aos 8 anos assistiu ao assassinato de seus pais que está matando casais com filhos de oito anos, ele corta a língua do pai e executa a mãe, tudo acontece com a criança presenciando o crime desde inicio, criança que é poupada, mas será obrigada a viver com essa lembrança terrível para o resto da vida. O assassino encontra um objetivo para seus crimes: estudar o desenvolvimento da maldade humana para compreender as circunstâncias de sua própria vida. Por conta deste objetivo entra em cena um psicólogo, personagem chave que irá atender as crianças vítimas da violência e que se relacionará com o assassino a partir do estudo do tema proposto (nada de spoiler, prometo!). Para fechar com chave de ouro tem o detetive Artur, homem que chama a atenção por ter Síndrome de Asperger, e por ter solucionado um crime anterior muito importante.
 
A narrativa de “O Sorriso da Hiena” é ágil e envolvente se alternando entre William, David e Artur o que também me cativou muito foi muito são os questionamentos sobre a psiqué humana, os personagens  nos fazem refletir a todo momento tanto diretamente quanto indiretamente. Gustavo Ávila foi capaz de manter a curiosidade no enredo: ao invés dela estar ligada à descoberta do caso, está nas escolhas dos personagens e em pensar se Artur será capaz de solucionar a situação ou não. Logo de inicio “O Sorriso da Hiena” me cativou, nunca me imaginei que um suspense thriller me cativaria tanto, mas Gustavo Ávila ,e surpreendeu do inicio ao fim desta obra, é inevitável você não deixar se levar pela narrativa e pelo os personagens, confesso que meu personagem preferido foi Artur, achei ele bem intrigante por conta da síndrome.

Enfim, amei a recomendação da Lahri, com toda certeza esse livro é meu preferido de 2018. Vocês realmente precisam ler é intrigantemente maravilhoso!
Xau, xauzinho e até a próxima!
 

Leia também!

1 comentários

  1. Que coisa boa ler sua resenha. É muito bom saber que gostou tanto assim da história :) Beijo grande.

    ResponderExcluir