[RESENHAS] Três coisas sobre você

10:33

"Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante. Em seu primeiro romance para jovens adultos a autora Julie Buxbaum nos apresenta uma história engraçada e inusitada. A história de uma menina que tem conviver com as decisões tomadas pelo pai e que se mantém em conflito com suas dúvidas e inseguranças sobre sua nova vida, novas amizades, novos amores. Foi através de um email anônimo que surgiu a ideia dessa personagem chamada Jessie."


Jessie é uma garota de 16 anos, cuja mãe morreu e deixou tantas lembranças em forma de poesia que a saudade aperta muito, a falta que ela lhe faz é enorme. E, pouco tempo após o ocorrido, sua vida teve uma reviravolta: Seu pai conhece uma outra mulher, se apaixona e decide se casar com ela, o que faz com que Jessie e seu pai se mudem de Chicago para Los Angeles, na casa de Rachel, a nova madrasta. 

Se adaptar à nova vida se mostra muito difícil, com nova escola, novos amigos, novas pessoas, estudar no primeiro ano do ensino médio no Colégio Wood Valley... 

Porém o que ela nem imaginava é que, naqueles dias difíceis, ela estaria sendo observada por alguém que faria diferença em sua vida. Através de um e-mail anônimo, essa pessoa se oferece para auxiliar Jessie apresentando potenciais boas companhias e as regras básicas da convivência em relação ao ensino da escola. 

Essa pessoa se denominava Alguém Ninguém, que através de muitas conversas e sem revelar sua real identidade, acabou sendo um companheiro do dia a dia. 


Mas quem poderia ser Alguém Ninguém? Um admirador secreto? Alguma brincadeira de mau gosto de alguma das meninas malvadas do colégio? Apenas alguém tentando ser simpático? Acho que o mistério em volta desse personagem é um ponto alto do livro. Nós, assim como Jessie, ficamos curiosos e, no decorrer na leitura vamos mudando de opinião sobre a possível identidade de AN (embora torçamos secretamente por um certo Batman...).

O nome do livro é explicado por um hábito que Jessie e AN desenvolvem em sua troca de e-mails: contar três coisas sobre si mesmos por vez, o que vai os aproximando cada vez mais.

A leitura é bem gostosa, divertida e flui muito bem. Vamos acompanhando o amadurecimento de Jessie e sua reaproximação de seu bem, o que é bem emocionante. 

Três Coisas Sobre Você poderia ser resumido por três coisas: recomeço,  amizade e adaptação. Com uma linguagem informal, a autora Julie Buxbaum consegue levar sua mensagem de que, às vezes, os conflitos podem se tornar poesia. 

Mais do que recomendado, 
mereceu o Selo Lariteratura de Qualidade 💗

Leia também!

0 comentários