RESENHA: As vantagens de ser invisível

07:41

                         



Por Stephen Chbosky, The perks of being a wallflower (em português: As vantagens de ser invisível), publicado pela editora Rocco, conta a história de Charlie, um adolescente de 15 anos, solitário, doce, ingênuo e muito inteligente. Seu melhor, e talvez único, amigo cometeu suicídio; sua tia querida faleceu em um acidente de carro (o qual Charlie julga ser culpa sua); seus pais são super protetores e sua irmã mais velha tem seus próprios problemas para cuidar. Na falta de alguém com quem contar, o protagonista escreve cartas, contando os acontecimentos de seu dia a dia do seu ponto de vista, suas ações, pensamentos e reflexões. Essas cartas são endereçadas a um amigo, que não fica claro se é imaginário ou real, e sempre terminam da mesma maneira: "Love, always" (amor, sempre). Fofo demais, né? 


                                 

Até entrar no colégio, Charlie viveu a vida muito mais como um expectador. "Você vê as coisas. Você entende. Você é invisível." - isso define sua personalidade, até conhecer Sam e Patrick, dois irmãos carismáticos e companheiros, apesar de não serem "politicamente corretos". 



A entrada dos dois na vida de Charlie movimenta a história. Agora festas, mais amigos, e até o amor fazem parte de sua nova rotina.

Além da dupla dinâmica, Bill, o professor, também ajuda Charlie a expandir seu pequeno universo. Vê potencial no garoto e quer ajudá-lo a alcançar isso através de indicações de livros que Charlie considera extraordinários. Bill incentiva Charlie a descobrir novos mundos nas páginas, mas sem deixar de viver sua vida de verdade, uma lição extremamente valiosa.

                     

Falando em lições importantes, essa eu acredito que seja essencial. Sam, apesar de aparentar autoconfiança, acaba se relacionando com rapazes populares, egoístas e que não lhe dão, nem de longe, o valor que ela merece. E, ao conviver com Charlie e se tornar alvo da paixonite do nosso protagonista, percebe que se contentava com muito pouco e aprende a se valorizar mais, a se amar mais. 

A saga de Charlie foi adaptada para os cinemas em 2012. O filme é estrelado por Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller como Charlie, Sam e Patrick, respectivamente. Eu adorei a adaptação, achei que foi bem fiel e até aprofundou a história em algumas partes que eu achei, durante a leitura, que poderiam ser mais exploradas. A cena da minha parte favorita (com a frase que se tornou sinônimo de As vantagens de ser invisível) foi perfeita! 

                  



E eu não poderia encerrar o post sem falar da mixtape criada no desenvolvimento dos fatos. A seleção musical é ótima! Temos New order, The Smiths e Bowie!!! Como não amar? Destaque especial para "Heroes", de Bowie, que está presente em dois momentos cruciais da trama.


Mais do que recomendados, livro e filme!

Love, always.


Leia também!

0 comentários