[RESENHAS] Sorrisos quebrados

12:08


Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.


Que história linda!

Depois de ler diversas indicações e comentários positivos sobre o romance de Sofia Silva, aproveitei a Black Friday para adquiri-lo. 
A narrativa se alterna entre os pontos de vista dos protagonistas Paola e André. Ambos, quebrados, carregam grandes traumas em seu passado e têm medo de se abrirem para o mundo e se machucarem outra vez. 

Com uma narrativa fluida, direta e emocionante, a autora portuguesa, que se lançou na literatura através da plataforma digital Wattpad, nos entrega, no primeiro volume da Série Quebrados, uma história de superação dos próprios medos, de liberdade, de força e amor, próprio e pelo outro, acima de tudo! 

Com uma capa maravilhosa, diagramação linda (parabéns, Editora Valentina 💗), capítulos curtos, mensagem poderosíssima e uma das crianças mais fofas que o mundo literário já viu, Sorrisos Quebrados nos ensina a enxergar a beleza interior, a ver além das aparências.

Após anos de um namoro tão perfeito quanto a máscara que Roberto utilizava para o mundo, já casada, Paola se descobriu em meio a um relacionamento abusivo, sendo menosprezada, agredida verbal e fisicamente. Ao tentar fugir, é pega por seu marido e, sob seu comando, atacada por um de seus pitbulls, os quais, segundo ele, estavam lá para protegê-la, ainda que ele soubesse o medo que ela tinha dos animais. 

Seis anos depois, ela vive em uma clínica que oferece apoio a pacientes com diferentes traumas, transfigurada pelas cicatrizes e sequelas – físicas e psicológicas – da noite em que quase morreu. 

É lá que ela conhece a pequena Sol, uma garotinha de quatro anos com problemas de socialização decorrentes também de um trauma, com quem, inexplicavelmente, consegue se conectar. Não poderia haver nome mais adequado à personagem mirim, já que ela, literalmente, ilumina a tudo e todos que a cercam e é impossível não ter o coração aquecido pelo amor que a pequena emana. Assim como seu nome já diz, ela é a maior estrela do espetáculo. E a relação que nasce entre as duas inevitavelmente acaba se estendendo a André, pai de Sol, marcado pelo triste passado que compartilha com a filha.


Paola amadurece muito ao longo da narrativa, ganha autonomia e se torna mais confiante, decidindo se arriscar e seguir em frente mesmo com as lembranças do passado. O relacionamento que ela e André constroem ao longo do tempo é lindo e comovente, nos fazendo acreditar no amor. 



Os recursos visuais do livro, como os desenhos lindos, que aparecem vez ou outra, juntamente com a ilustração do início de cada capítulo, dão um toque ainda mais especial à essa leitura! O final, então, conquistou meu coração.


Além da história apaixonante, Sofia nos presenteia com quotes LINDAS. Selecionei as minhas favoritas para vocês:

"Às vezes, precisamos olhar para as pessoas com o coração e não com os olhos, pois só assim nós nós vemos quem realmente são." (Pág. 42)

"O amor não dói. O amor não nos faz sofrer. O amor não nos machuca, não nos amedronta. Amar não provoca lágrimas de tristeza." (Pág. 70)

"A beleza é efêmera, mas quem somos no interior, é eterno." (Pág. 76)

"Pensei que seria somente uma tela sem uso porque alguém estragou todo o potencial. Mas hoje, aqui, nesta Caixa, você  me mostrou algo. Os buracos estarão sempre presentes. Continuarei sempre rasgada e nunca serei admirada, mas, se um dia alguém quiser colar tudo com muita paciência, poderá depois pintar. Nunca será igual há um quadro de tela lisa, mas será um quadro que o pintor gostará de guardar para sempre. (Pág. 102)

O livro foi lido com parceria com a Fabi do PS.: Amo Leitura 💙 confira o post dela aqui (siiim, a foto maravilhosa abaixo é dela)!

"É na escuridão que brilha o amor verdadeiro."


Leitura mais do que recomendada!! 

Por hoje é só pessoal 😁

Leia também!

0 comentários