[RESENHAS] Ecos

10:51

Oii, olá, como vai? 

Hoje não vim falar apenas de um livro, vim falar do melhor livro do mundo! Sobre o livro que todos deveriam ler um dia, afinal ele é maravilhoso! Vim falar de Ecos publicado pela editora Darkside, então vamos lá, boa leitura! 

Ecos, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via – ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música. A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que Ecos foi lançado. Prepare-se para também ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica. 



O livro é composto por três contos e tudo começa 50 anos antes da Segunda Guerra Mundial. O protagonista, Otto, estava em uma floresta em algum lugar do mundo brincando de "Pira se esconde" (Pique-esconde, esconde-esconde), até que ele se perde na floresta e começa a ler um livro "A 13º Gaita de Otto Mensageiro" que comprara, há pouco, de uma cigana
A história do livro é uma fábula, que discorre sobre três princesas que foram abandonadas na floresta por seu pai, um Rei que queria ter um filho homem que pudesse herdar o seu reino. Elas, além de belas, tinham uma relação intensa com a música, algo brilhante, único. Após a morte do rei, o irmão das princesas que agora era Rei, decide ir encontrá-las. Entretanto, uma bruxa amaldiçoa as jovens garotas da seguinte maneira:                                                      
"Chegaram aqui por uma mensageira. 
Devem partir da mesma maneira. 
De forma humana não sairão. 
Seus espíritos como o vento soprarão. 
Salvem uma alma à beira da morte 
Ou aqui definharão á própria sorte."

Otto é surpreendido quando encontras as tais três princesas do livro, no meio da floresta, à sua frente. Elas resolvem ajudá-lo a sair da floresta, e, em troca,  ele promete libertá-las levando seus espíritos consigo, em uma gaita. Otto se torna o mensageiro que deve passar a gaita adiante, para que elas possam salvar a vida de alguém e enfim serem livres. 



Outubro de 1933, TrossigenBadenwurttemberg- Alemanha.  A história avança para a época da Alemanha Nazista, o nazismo começando a se estabelecer naquele país. Neste primeiro conto, conhecemos a história do jovem Friederich, ele tinha uma pequena deficiência em seu rosto que o afastou da escola. Seu pai e seu tio trabalhavam em uma fabrica de gaitas e, assim, ele começou a frequentar mais a fábrica. Os operários o ensinavam o que sabiam, já que ele não ia à escola. Um dia, andando pela fábrica, Friederich encontra uma gaita diferente das outras (é possível dizer que foi um amor a primeira vista). Quando ele a tocava, todo aos seu redor eram acalentados por uma chama de amor única. Mas, como nem tudo são flores, sua irmã mais velha entra para a juventude Hitlerista, contrariamente à vontade de seu pai, que acaba preso. Seu tio pensa em um arriscado plano de fuga. Será que Friederich e seu tio irão conseguir? 



Junho de 1935 - Condado da Filadélfia, Pensilvânia - Estados Unidos.  A próxima história se passa dois anos depois da primeira, agora na América do Norte, em uma região na qual, naquela época, muitos jovens iam parar em orfanatos ou abrigos religiosos. Entre eles, os irmãos Mike e Frankie, que, depois de perder seus pais, foram criados pela vó,  da qual herdaram o amor pela música. Porém, já com a idade bem avançada, ela, sem condições de criá-los, os levou para o único abrigo da região que possuía um piano. Eles não queriam se separar, porém tudo ao redor conspirava para que a separação ocorresse. A diretora do orfanato queria que o irmão mais velho trabalhasse e, se o mais novo não fosse adotado, iria para um orfanato estadual, um lugar bem pior de onde eles estavam. Porém, a sorte chegou até eles e os dois foram adotados! 
Eles não tinham vestimentas, saíram para comprá-las e, durante o percurso, pararam numa loja de música, onde Mike encontrou uma gaita única e diferente de tudo que tinha visto e a comprou. Toda vez que ele tocava, as almas das pessoas se agitavam, de tanta beleza que havia em cada nota entoada. Tudo para eles pareciam estar bem. Ou melhor, quase tudo, pois a pessoa que os adotou tornou-se amargurada com a vida e os não queria por lá. O que será dos irmãos? 



Dezembro de 1942 - Sul da Califórnia - Estados Unidos. A história avança para dentro da Segunda Guerra Mundial, pouco depois do ataque dos japoneses a Pearl Habor, muitas pessoas morreram, e o ódio pelos japoneses aumentou entre os americanos, mesmo aqueles que lutavam junto com eles na Segunda Guerra Mundial.  Com isso, os japoneses que tinham terras nos Estados Unidos, eram obrigados a vender suas posses ou entregavam-nas aos norte americanos e eram enviados a campos de concentração. Nesse meio está a família de Maria Lopez, imigrantes mexicanos que foram enviados para o sul dos Estados Unidos,  afim de cuidar das terras de uns japoneses que foram para o campo de concentração e o filho mais jovem deles foi enviado para ajudar na Guerra. A vida da família de Ivy parecia ter melhorado, mesmo ela estudando em um anexo da escola principal por ser imigrante. Mas isso não a impedia de tentar fazer parte da orquestra principal da escola. 
A pior parte era cuidar da terra dos japoneses, afinal, era comum eles chegarem e verem tudo bagunçado, com pichações que diziam “voltem para seu país, japoneses” e por mais que eles tentassem, as pessoas insistiam em acabar com o local, o que os deixavam com medo, pois, se o dono das terras chegasse e não gostasse de como as coisas estavam, não assinaria os documentos e os expulsaria de lá. Será que a família Lopez irá agradar os japoneses? E a população irá descobrir algo? 



Ah como esse livro é maravilhoso! 

A forma como a Pam  escreve nos prende completamente, a história nos permite sentir tudo oque está escrito e sonhar alto, o livro Ecos veio na minha malinha de Julho do Turista Literário e junto com ele vieram itens que aparecem nesse universo completamente fascinante, o que me permitiu entrar no livro de cabeça. O mais legal é que a autora não revela os finais dos contos, até a hora certa, o que deixa aquele suspense, fazendo o livro valer mais ainda! Os personagens  são incríveis, os que a gente ama e os que a gente odeia hahah. 
O livro é ambientado na Segunda Guerra Mundial, tema que particularmente nós gostamos. Antes da revelação do grande final, nossos corações ficam apertadinhos, já que historias semelhantes a essas ocorreram na vida real. A  Segunda Guerra dizimou famílias, levou crianças a campos de concentração, deixando-os e sem terem escolha. Porém a autora está de parabéns, pois ela conseguiu colorir esse universo de sofrimento com música, sensibilidade e esperança.
 A historia toca em nossas almas, aperta os corações e os entrega, novinhos, prontos para as jornadas de nossas vidas. 



Esta edição da Darkside é maravilhosa!! Cada folha do livro e capa nos remetem à história, com uma diagramação de fazer qualquer queixo cair.  Enfim o livro é supermegahiper encantador e envolvente. Vocês precisam sair do blog agora e ir correndo comprá-lo 😍. Só não esqueçam de voltar e deixar a sua opinião. 

Xauxauzinho e até a próxima! 

Leia também!

0 comentários