RESENHA: Não se apega, não

17:08



"Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos."

O primeiro livro de Isabela Freitas, publicado pela Editora Intrínseca em 2014, é um misto entre chick-lit e auto ajuda e traz, em meio à história da personagem homônima (mas a autora me jurou, de pés juntos, quando conversamos na Bienal do Livro, que a história não é auto biográfica - apesar de, além de ambas serem Isabelas, a cidade, o nome do melhor amigo e a faculdade também serem os mesmos), dicas de relacionamento. 

A protagonista, com seus 22 anos, acaba de sair de um relacionamento de 02 anos com Gustavo, e é muito questionada por sua decisão, já que eles "eram lindos juntos", "haviam nascido um para o outro", "eram tão felizes" e outros comentários que cansou de ouvir. Porém ela sentia que estava, na verdade, perdendo seu tempo, já que não via futuro ao lado dele. 

A partir do momento em que toma a atitude e desapega, Bebela tem que lidar com os "percalços" de ser solteira. E eles vêm na forma daquele primo bonitão (e cretino!), das tentações de balada e de, depois de muita expectativa mal colocada, entender que príncipe encantado é artigo em falta no mercado. Mas, principalmente, amadurecer e se auto conhecer antes de se envolver com outra pessoa. 

Isa passa, e nós junto, pelas fases do pós-término (tristeza; solidão e carência) até atingir aquele ponto em que sente o peso sair de suas costas e começa a se sentir feliz!

Apesar de não ser adepta dos livros de auto ajuda, graças à parte chick-lit, consegui aproveitar bastante a leitura, sentindo como se estivesse conversando com uma amiga que me conta suas desventuras amorosas.


FUN FACT: Foi exibido, em 2015 no Fantástico, o quadro "Não se apega, não" com uma série baseada no livro, estrelada por Laura Neiva, Klebber Toledo, Arthur Aguiar e José Loreto. Recomendo tbm! 

Leia também!

27 comentários

  1. Amei a resenha, parabéns! Também senti como se tivesse conversando com uma amiga minha.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana tua resenha! Gosto demais deste tema de desapego, tenho muita dificuldade com isto, vou procurar ler este livro pois nunca precisei me desapegar emocionalmente assim, masss..vai que né rs
    Bjks!
    www.leticiaseki.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Acho que, lá no fundo, todos nós temos... É preciso muito "treino" para conseguir lidar bem com o desapego. Espero que você nunca precise então :) mas vale muito à pena essa leitura mesmo assim! Beeijos

      Excluir
  3. Ótima resenha, ainda não li esse livro mas parece bem interessante isso costuma acontecer frequentemente, conheço alguns casos. Afinal antes só do que mal acompanhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!

      Ele é muito interessante mesmo <3

      Exatamente! Às vezes as pessoas continuam em uma relação por terem medo de ficarem sozinhas. Pior erro que se pode cometer... O amor mais importante deve ser o amor próprio. Deve-se estar bem consigo mesmo antes de se entrar em uma relação.

      Excluir
  4. Gostei da resenha quero muito poder ler este livro.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, estou querendo muito ler esse livro, pelas rsenhas que leio parece um livro muito bom. beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que legal, eu não conhecia esse livro, mas pela sinopse que você escreveu nesse artigo ja fiquei louca pra ler!!! Ótima Resenha!!!

    http://www.lefshop.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!

      Fico MUITO feliz quando inspiro a vontade de ler nas pessoas <3

      Excluir
  7. Que fofo o seu blog.. adorei..
    Não conhecia o livro e nem a autora.. Adorei a resenha.. O livre parece ser bem interessante..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada Débora <3

      A Isabella Freitas não era famosa até pouco tempo... Acredito que seu livro tenha ganho uma visibilidade maior através da série do Fantástico. Mas, famosa ou não, os livros dela são ÓTIMOS!

      Recomendo MUITO.

      Excluir
  8. Parabéns pela resenha, eu amo esse livro, já li duas vezes e depois li o Não se iluda, não. Agora estou aguardando o próximo lançamento da Bebela ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana Carolina!

      Ambos são maravilhosos mesmo, né?

      Também estou!! Espero que lance logo ❤

      Excluir
  9. ah, eu nao sou boa nisso, eu nao sei desapegar kkk tipo sou muito apegada as coisas, tenho coisas aqui em casa de 10 anos atras kkk e sempre que eu vou jogar eu guardo de novo, no final vira uma bagunça as veces.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah acho que ninguém é bom nisso... É preciso muito "treino" para conseguir lidar bem com o desapego. Acontece o mesmo comigo, não sei quantas vezes já mexi nos meus ursinhos de pelúcia, em agendas antigas, enfeites... Penso em dar mas acabo guardando de novo. Mas quem sabe um dia chegamos lá? Beeijos

      Excluir
  10. òtima resenha, sem dúvida nenhuma um dos meus livros preferidos, que sempre dou uma lida nos meus trechos favoritos.

    ResponderExcluir
  11. Que resenha excelente.
    Não conhecia o livro mas já gostei só pela sua ótima resenha.
    Sucesso!

    www.maiconac.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ❤❤

      Fico MUITO feliz quando inspiro a vontade de ler nas pessoas!

      Excluir
  12. Parabéns pela resenha e vc falou os detalhes principais .eu tenho esse livro e amo.

    ResponderExcluir
  13. Eu estou louca para comprar esse livro <3 Você já viu a série? Tem no Youtube também é muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre mesmo, Ca!!
      Recomendo MUITO!

      Vi sim ❤ ficou ótima também!

      Excluir
  14. Muuito obrigada!

    É esse tipo de elogio que me motiva a continuar com o blog ❤

    ResponderExcluir