RESENHA: Sonata em punk rock
20:16
Depois do sucesso de Sábado à noite, Babi Dewet retorna nos presenteando com uma nova trilogia: Cidade da Música!
Em seu primeiro volume, Sonata em Punk Rock, publicado pela Editora Gutemberg, somos apresentados à Valentina Gontcharov, ou, como prefere ser chamada, Tim. Uma garota nerd que segue os preceitos do punk rock, considera música clássica como "música de elevador", mora com a sua mãe e tem como objetivo imediato arrumar um emprego no mercado perto de sua casa para ajudar com as contas.
Porém, sua vida dá uma guinada de 180 graus quando recebe a notícia de que foi aceita na Academia Margareth Vilela, maior conservatório do Brasil, e, seu pai, "o cretino" de quem herdou apenas o sobrenome e o ouvido absoluto (habilidade de, apenas ouvindo uma música, identificar as notas e reproduzí-las de maneira autodidata, sem precisar de partitura), o mesmo que abandonou Tim e sua mãe há anos para seguir seu sonho de ser um violinista de fama internacional, aparece sentado no sofá da sala, se oferecendo para bancar seus estudos.
Após pensar muito e dividir sua dúvida cruel com Érica (melhor amiga de Tim, ainda que as duas morem em estados diferentes e nunca tenham se visto), a garota decide aceitar a oferta de seu pai. Afinal, música é a sua vida e viver dela é seu sonho.
No conservatório, aos poucos, vai vencendo preconceitos, fazendo amigos inesperados e deixando a música clássica entrar em seus ouvidos e em seu coração. Descobre no piano um companheiro tão bom quanto a sua velha guitarra, mesmo que para isso, ela tenha que vencer o seu orgulho e convencer Kim a lhe dar aulas e ajudá-la a passar de semestre.
Kim, entretanto, por trás de toda a fachada de filho da diretora, melhor pianista do conservatório tem muitos problemas. Dentre eles, um transtorno de déficit de atenção. É muito difícil para ele colocar suas ideias em ordem e mais difícil ainda ter que conviver com todas aquelas pessoas superficiais, que só se aproximam dele por interesse (ou em seu status, ou em seu talento, ou em sua beleza). Mas, já que a sua mãe faz questão de exibí-lo, ele aceita, afinal é tudo pela música, sua grande paixão. Até conhecer Valentina. Com todo seu caos, Tim parece ser a única que coloca ordem no turbilhão de pensamentos na cabeça de Kim, pois, assim que se aproximam, Träumerei, de Schumman, começa a tocar em sua mente e tudo faz muito mais sentido, tornando-o, inclusive, uma pessoa melhor.
Aliás... falando em música, uma coisa que me encantou muito no livro, além da trama, foi que cada capítulo foi nomeado com o título de uma música! Então, coloque os fones de ouvidos e abra a playlist Sonata em Punk Rock, no Spotify, antes de iniciar a leitura, vale muito à pena.
O livro, além da capa linda, estrutura e diagramação ótimas, traz assuntos polêmicos, tais como a temática LGBT, racismo, feminismo, deficit de atenção, tudo tratado de uma forma linda e leve e que nos faz refletir muito sobre esses temas.
Isso sem falar nas diversas referências que a Babi espalha pelo livro sobre a cultura pop, o universo geek e cultura asiática, o livro é um prato cheio pra quem curte tudo isso, como é o meu caso!
Leitura recomendadíssima ❤
28 comentários
Olá meu amor! Adorei o novo cabeçalho, <3 Então, como sempre sua resenha ta com aquele gostinho de quero mais! haha, tu deixa os detalhes no ar o que da vontade de correr para a livraria e adquirir o livro! Adorei como sempre! Beijos
ResponderExcluirOBRIGAAADA LYDI! Eu estou muito empolgada com ele <3 que bom que adorou! Pretendo continuar deixando esse gostinho de quero mais!! Beijo beijo
ExcluirNossa não conhecia!!! Com certeza vai entrar na minha lista de desejos, parabéns, está tudo mto bem explicadinho.
ResponderExcluirEle faz por merecer a vaga, viu Je?? Muito obrigada <3
ExcluirEu não tinha visto esse livro ainda.
ResponderExcluirMas já pela sua resenha eu amei!
Você esvreve muito bem e tem um talento incrível <3
Beijinhos
www.segredosdajuhcosta.com
Oi Juh!
ExcluirMuito obrigada pelo elogio!
São comentários como o seu que me fazem continuar escrevendo <3
O livro é ótimo, eu recomendo demais.
Beijinhos p vc tb!
sou super fã de livros... e adoreiii ... preciso estar lendooo.. já anotei o nome aquiii... obg
ResponderExcluirIsso ai, Karen!
ExcluirLeia sim <3 vale muuuito a pena!
Apesar de não ser muito minha cara, lendo o post deu um vontade de ler. Parabéns
ResponderExcluirQue bom, Juh!
ExcluirObrigada <3
Adorei!!!!!
ResponderExcluirVou procurar ler esse livro em breve, mas a playlist já vou escutar!
Adorei o blog <3
Beijos
http://garotaaoquadrado.com/
adorei fiquei na empolgação
ResponderExcluirpara ler este livro , amo livros assim.
Eu sou louca por resenhas!
ResponderExcluirE resenhas tão bem escrita quanto a sua só aumenta a minha lista de livros desejados.
Aliás, que capa linda!!!!!!
Adorei a sua resenha!
Beijos,
Escritora por um Acaso
Muuuuito obrigada, Vitoria!
ExcluirLinda mesmo né?
Esse livro e todo lindo!!
Beeijos
Nossa que bacana, adorei, deve ser muito show esse livro. Eu canto e adoro musica, acredito que irei amar! Beijos
ResponderExcluirTenho certeza que vai amar mesmo, Elizangela!
ExcluirEle é excelente!
E para nós que gostamos de música e nos envolvemos com ela assim como a Tim, tem um apelo maior ainda.
Beeijos
parece ser ótimo né flor. Tú estuda literatura ?
ResponderExcluirÉ ótimo mesmo, Bruh!
ExcluirNão não, estudo Relações Internacionais, mas AMO livros <3
Estou para ler alguma coisa da Babi a muito tempo, mas nunca rola, sempre fica para depois.
ResponderExcluirMas sua resenha me deixou mega interessada nesse livro, parece ser bem legal.
Adorei a resenha.
Beijos
http://osuficientee.blogspot.com
Pare de procrastinar, mulher!
ExcluirNão sabe o que está perdendo...
A escrita da Babi é super leve, divertida, envolvente, viciante!!
Eu não consegui desgrudar do livro até terminar hahah
É muito legal, vale a pena demais.
Beeijos
Nossa ela trata e muitas temáticas interessantes e coisas que muitos de nós passamos ne, claro que em contexto a diferentes. Parece ser uma leitura muito interessante que prende a fato e atenção.
ResponderExcluirSim! Exatamente isso Jessy (: a Babi consegue transitar por todas essas temáticas de uma forma leve e sutil, dentro do contexto.
ExcluirA leitura realmente nos prende!
Recomendo demais <3
Ouvi falar maravilhas desse livro e estou louca para ler
ResponderExcluirLeia simmm!
ExcluirAmo a Babi Dewet, ela tem uma escrita muito boa de ser acompanhada e os livros dela são sempre incríveis. Amo a história dela em Um Ano Inesquecível, estou doida pra ler esse livro logo <3
ResponderExcluirBeijos,
www.rodoviadezenove.com.br
Se você gostou do Outono de Um ano inesquecível, vai AMAR Sonata em punk rock <3 leia assim que der, você não vai se arrepender.
ExcluirBeeijos
Olá!
ResponderExcluirEu fiquei bem curiosa para ler o livro quando a Babi comentou no Facebook que lançaria mais um livro. Ainda não comprei, mas está no topo da minha listinha.
Aproveite que ele está no topo e pegue-o assim que possível <3 vale MUITO a pena!!
Excluir