SETEMBRO AMARELO ❤
10:52
Setembro Amarelo é uma campanha, criada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), que visa combater o suicídio, causa que mata cerca de 800 mil pessoas por ano. Apesar do mês marcar o início da primavera, uma época bonita e alegre, dia 10 de Setembro, é o Dia oficial de Combate ao Suicídio.
Por mais que não demonstrem, tudo que as pessoas precisam é ter alguém em quem possam confiar, para quem contar seus segredos e, principalmente, as coisas que lhe perturbam.
Nos livros, não é muito diferente. Listei 05 exemplos de histórias que abordam o tema e nos ajudam a entender um pouco o que se passa na cabeça de alguém que pensa “em partir” e toma, ou não, alguma atitude e o que acontece com quem fica e sente a ausência do ente querido. Embora fictícias, as personagens apresentam traços reais, traços de pessoas reais que sofreram.
A Playlist de Hayden, de Michelle Falkoff - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que senteEnquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. Uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
Quem é você, Alasca?, de John Green - Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Como eu era antes de você, de Jojo Moyes - Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Por lugares incríveis, de Jennifer Niven - Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.Como eu era antes de você, de Jojo Moyes - Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
Confissões de uma garota mal amada, excluída e (um pouco) dramática, de Thalita Rebouças - Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.
O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.
23 comentários
Eu adorei a história do livro "Como eu era antes de você", me comoveu muito todo o enredo e fiquei muito envolvida com os personagens.
ResponderExcluirMuito boa mesmo, né?? A Lou e o Will fazem um casal lindo ❤ E a família da Lou é incrível! Não tem como não se envolver!
ExcluirPrecisamos nos conscientizar e ficarmos mais próximas das pessoas, amá-las de verdade. Quanto aos livros me interessei e muito pelo COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ, é bom? Bateu aquela vontade de ler. Beijos Elizangela Araujo | https://estilofemiinino.wordpress.com/
ResponderExcluirCom certeza, precisamos mesmo!!
ExcluirÉ ótimo! Não deixe a vontade passar...
Leia mesmo!
Você não vai se arrepender ^^
Beeijos
Achei genial as indicações fiquei com bastante vontade de ler as histórias.
ResponderExcluirParabéns pelo post em homenagem à campanha. Atitude bacana a sua! beijos!
Muuito obrigada!
ExcluirEssa campanha merece ter cada vez mais divulgação para ajudar o maior número possível de pessoas!
Beeijos
Nossa uma história mais linda que a outra quero ler todas! A única que eu ja conhecia até pelo fato do filme é 'Como eu era antes de você', mas fiquei com vontade de ler a 'A Playlist de Hayden', parece ser lindo! O mais legal do post é que eu não sabia que dia 10 de Setembro é o dia de combate ao suicídio, um assunto tão importante, deveria ser levado mais a sério, pelas mídias! Amei o seu trabalho!!! =)
ResponderExcluirLuana Passete
http://www.lefshop.com.br/
Muito obrigada, Luana!!
ExcluirCom certeza o tema merecia ser levado mais a sério, mas quem sabe, se cada um divulgar um pouquinho, a campanha não tome as devidas proporções??
A Playlist de Hayden me envolveu MUITO, recomendo demais!
Essa campanha é bem importante, com certeza vai ajudar muitas pessoas que pensam em suicidio.. Suas indicações são otimas! Adorei.. Sem falar que o post ficou bem criativo.. Parabéns <3
ResponderExcluirMuito obrigada, Débora ❤
ExcluirPost interessante, confesso que já tinha visto cartaz do Setembro Amarelo nas ruas mas nunca tinha parado para ler ou me informar sobre o que era essa campanha.
ResponderExcluirAcredito que as pessoas chegam a esse ponto por não ter com quem se abrir... Ter alguém que ouça sem julgar, alguém para apoior sem julgar nas situações difíceis.
As pessoas precisar aprender a ouvir e ver que as vezes um "estou bem" é apenas uma resposta educada.
Bjos.
http://lenarico.com/
Com certeza, Lena!
ExcluirÉ isso aí.
Todos deveriam pensar como você ❤
Beeijos
Um belo post, como você disse, mesmo a primavera sendo uma época linda também é marcada pelo suicídio, precisamos conscientizar as pessoas que cada pessoa é um universo, cada pessoa lida com as adversidades da vida de forma distinta. Adorei o filme Como eu era antes de você um dos mais lindos que já vi.
ResponderExcluirBeijos
Obrigada, Eliz!
ExcluirÉ isso aí!
Se você gostou tanto assim do filme, leia o livro!
É ainda melhor ❤
Beeijos
Ameiii todas as indicações, vi na livraria esses dias o livro Confissões de uma garota mal amada, excluída e (um pouco) dramática e fiquei doida para saber mais. Agora com sua indicação sei que vale a pena o investimento. Bjs
ResponderExcluirVale muuito a pena o investimento, Dri!
ExcluirA Teanira é uma personagem ótima que acaba se tornando nossa amiga ❤
Beeijos
Nossa, que iniciativa mais linda, amei mesmo, acredito que assim muitas pessoas serão ajudadas, o que é muito lindo *-*
ResponderExcluirMeus parabéns!!
Obrigada, Carol ❤
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirAchei bacana a sua iniciativa de relacionar o Setembro Amarelo (muito importante, aliás. Mais pessoas deveriam conhecer sobre ele) e relacionar com livro que abordam esses assuntos.
Amei as sugestões que você deu, principalmente "Quem é Você, Alasca?". Eu amo esse livro!
Bjs e sucesso com o blog!
https://escritorawhovian.blogspot.com.br/
Oi, Bruna!
ExcluirTudo bem, e você?
Obrigada! Foi exatamente essa a intenção ao escrever o post ❤
Beeijos
Nossa não tinha ideia de que dia 10 de Setembro é o dia de combate ao suicídio. Gostei muito do post, e adorei as indicações dos livros, quero muito ler todos fiquei bem curiosa por conta das breves sinopses. E sobre o setembro amarelo, as mídias deveriam dar mais enfase a esse momento, pois é muito importante estarmos ciente dessa situação que com certeza não esta distante de nos.
ResponderExcluirBjs lindona, amei seu blog
Obrigada, Fani ❤
ExcluirCom certeza deveriam!!
Quem sabe um dia, né?
É uma questão importante e merece o máximo de visibilidade.
Beeijos
Muito obrigada!!
ResponderExcluirExatamente... As vezes as pessoas subestimam, acham que é besteira e só agravam o mal estar. Por isso a conscientização é tão importante!!