[FILMES] A sociedade dos poetas mortos
08:58Data de lançamento: 28 de fevereiro de 1990 (Brasil) Direção: Peter Weir Música composta por: Maurice Jarre Roteiro: Tom Schulman Prêmios: Oscar de Melhor Roteiro Original, entre outros |
Sob o título original de Dead Poets Society, o drama norte americano Sociedade dos Poetas Mortos estreiou em 1989, contando a história de John Keating (Robin Williams), um professor de poesia que lecionava na Academia Welton (da qual também foi aluno), onde predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.
O professor, em seu primeiro dia de aula em Welton, cita Walter Whitman para os alunos, em um poema que WW (sempre me lembro de Breaking Bad...) teria escrito para seu mestre, Abraham Lincon (Oh Captain, My Captain!). Fala sobre a efemeridade da vida e sobre aproveitar o tempo enquanto podem.
Keating, com base no mote "Carpe Diem", inspira seus alunos a perseguirem suas paixões individuais e tornarem suas vidas extraordinárias, através de poesia, artes, teatro e um desrespeito intencional a algumas regras, evitando que fossem reprodutores dos padrões sociais da época, impostos pelo senso comum, já que acredita que deveriam opor-se, contestar, gritar e sobretudo ser "livres pensadores"! Não deixando que ninguém condicione a sua maneira de pensar, mas usando, sempre, o bom-senso.
Neil Perry, aluno, descobre uma sociedade secreta da qual seu professor fez parte em seus dias como aluno (A Sociedade dos Poetas Mortos) e resolve reavivá-la, junto com seus amigos Todd A. Anderson, Steven K. C. Meeks Jr., Charlie Dalton, Knox T. Overstreet, Richard S. Cameron e Gerard J. Pitts. Lá, Neil descobre seu talento para dramatização, se inscreve para uma audição e consegue o papel principal. Porém, encontra um grande obstáculo: a grande pressão de seu pai para que escolhesse uma carreira que lhe garantisse um futuro "promissor".
John também encontra um obstáculo: suas aulas fora dos padrões incomodam a direção da Academia. Então ele pode escolher entre se adequar aos moldes e abandonar suas crenças ou deixar o cargo... Mas uma coisa a diretoria não pode tirar-lhe: a certeza de que, depois de suas lições e conselhos, nada mais será como antes na vida daqueles jovens.
0 comentários