RESENHA: A culpa é das estrelas
11:18
Hazel Grace Lancaster é uma garota de dezesseis anos, caseira, doce e inteligente, que, aos treze anos,foi acometida por câncer de tireóide, o que impactou seus pulmões e agora ela tem que estar conectada ao oxigênio 24 horas/dia e vive em tratamento com uma droga experimental, o Falanxifor. Seus passatempos favoritos incluem maratonar America's Next Top Model e ler, repetidamente, seu livro favorito Uma aflição imperial. Porém, sua mãe se preocupa que Hazel possa estar entrando em depressão e a incentiva a sair mais, participando, inclusive, de um grupo de apoio às pessoas com câncer.
Hazel hesita, pois, já acostumada aos inconvenientes de sua doença, encara essas reuniões como perda de tempo. Mas, para agradar a sua mãe, aceita comparecer.
Nessa reunião encontra um rosto novo: Augustus Waters, um jovem de 17 anos, ex jogador de basquete, que teve uma das pernas amputadas devido ao osteosarcoma e estava lá por ser amigo de Isaac, membro do grupo que possui câncer nos olhos e pediu seu apoio na reunião .
Augustus mexe com Hazel desde o primeiro momento, com seus olhos penetrantes, meio sorrisos charmosos e seu medo do esquecimento. Sua hamartia (defeito, falta trágica), segundo Hazel, seria fumar (o que, para alguém com dificuldades para respirar, é um verdadeiro deal breaker). Felizmente, ao confrontá-lo sobre o vício, descobre que Augustus não é realmente um fumante, pois nunca acendeu um cigarro. O ato é apenas uma metáfora: ele coloca a coisa que o mata entre os dentes, mas não lhe dá o poder de matá-lo.
Gradativamente, entre trocas de indicações de livros, jogos de videogame, ligações e muitos SMS, se apaixonam. Ainda que Hazel mantenha certa ressalva em se envolver por se considerar uma "granada" ("Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá? Eu sou uma granada. Só quero ficar longe das pessoas, ler livros, pensar e ficar com vocês dois, porque não há nada que eu possa fazer para não ferir vocês; vocês estão envolvidos demais, por isso me deixem fazer isso, tá? Não estou deprimida. Não preciso sair mais. E não posso ser uma adolescente normal porque sou uma granada."), não consegue afastar Augustus por muito tempo e eles assumem um relacionamento.
O livro se enquadra no gênero sick-lit, porém é, sem dúvida alguma, uma história de amor. Tanto Hazel quanto Gus querem aproveitar a vida e são gratos por seus dias, embora tenham um número limitado deles (talvez até se sintam mais compelidos a viver intensamente por se depararem com a efemeridade da vida).
Uma leitura emocionante e reflexiva!
Estou apaixonado por você. - ele disse baixinho. [...] Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que quase tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e estou apaixonado por você.
(Augustus Waters)
|
A culpa é das estrelas é o sexto romance escrito por John Green, foi publicado em 2012 pela editora Intrínseca. Em 2014 foi adaptado para o cinema com Shailene Woodley e Ansel Elgort como protagonistas.
Recomendo demais filme e livro ❤
25 comentários
Realmente uma leitura bem reflexiva Lari. Um livro e filme que mexeram comigo, já que sou do tipo que adora filosofar sobre a vida.
ResponderExcluirAdorei sua resenha com as citações. Esse livro é o meu preferido do John. Carrego ele no tablet e leio sempre que tenho que esperar em algum lugar. Só evito chegar ao final pra não derramar lágrimas na frente dos outros e ficar filosofando por um mês. (Lari Alderete)
Eu também evito chegar ao final hahah tanto do livro quanto do filme!
ExcluirFaço o mesmo com Titanic.
Sou dessas...
Prefiro leituras e filmes felizinhos, comédias românticas!
Mas o amor de Hazel e Augustus mexeu MUITO comigo ♥
Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro (por incrível que pareça), mas o filme eu já vi três vezes, e em todas as três chorei litros e mais litros. É um filme muito bonito, creio que o livro deve ser também.
ResponderExcluirHahahah quem nunca chorou lendo John Green, né?
ExcluirEle tem o dom...
O livro é tão lindo quanto, Tati.
Recomendo muito ♥
Ja li o livro e vi o filme! É um amor <3 Cheio de fofura, nada dessa coisa de ficção e vilões, tudo na pura vida real! Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirExatamente Esther ♥
ExcluirMuuito obrigada!
Oi, Larissa, tudo bom? Eu li ACEDE logo quando ele lançou e te confesso que não gostei muito não, achei muito clichê, muito melancólico, sabe? Enfim, tem um monte de gente que gosta dele, haha. Já leu Como eu era antes de você? Amiga, se você não leu, leia agora, nesse instante, vale super a pena! Chorei e choro horrores, haha. Bjs
ResponderExcluirhttp://livro-apaixonado.blogspot.com/
Li sim, Julia!!
ExcluirEle e o Depois de você ♥
São excelentes mesmo, valem MUITO a pena!
Beeijos
Olá! Que post mais explicadinho, eu que nunca li o livro e nem vi o filme, fiquei até mais interessada. Parabéns!
ResponderExcluirBeijos
www.hashtagtecontei.com.br
Obrigada, Daiane!
ExcluirFico muito feliz quando inspiro as pessoas a lerem ♥
Beeijos
Adoro esse livro e o filme, acho super lindo a história de amor entre os dois.
ResponderExcluirMuito linda mesmo, né Lara? ♥
ExcluirN'ao tem como não gostar!
Nunca li o livro, mas já assisti o filme. É muito lindo <3
ResponderExcluirAdorei sua resenha e seu blog!
Beijos,
http://lipstickandpolaroids.blogspot.com.br
Muuuito obrigada, Nicoly!
ExcluirLeia o livro, recomendo demais ♥
Beeijos
Eu não sou muito de ler livros, mas eu já vi o filme, e achei a história muito emocionante e linda, sempre que passa eu tenho que parar pra ver! rsrs <3
ResponderExcluirBom demais, né Juliana?
ExcluirMas recomendo que dê uma chance aos livros,
garanto que não vai se arrepender ♥
quem nao chora com esse filme ou com esse livro ? é impossivel kk, eu adoro e sempre que eu posso eu estou vendo, só pra me massacrar e chorar mesmo ahah
ResponderExcluirHahahah verdade, Adriana.
ExcluirNão tem como não se derreter com esses dois ♥
Gostei muito da sua resenha.
ResponderExcluirEu não li e nem assisti o filme ainda.
Mas espero fazer um dia ambos.
Você escreve muito bem.
Te desejo sucesso!
www.maiconac.blogspot.com.br
Muito obrigada, Maicon ♥
ExcluirFaça sim, recomendo demais!
Sucesso a nós!
Abçs
Que resenha linda!
ResponderExcluirEu não li o livro e nem assisti o filme, porque me emociono facilmente e como tenho um amigo que tem câncer eu evito ler ou assistir coisas tristes sobre essa doença para não passar essa tristeza a ele ou acabar me comportando de maneira diferente qdo estou perto dele por lembrar da história do filme/livro. Mas me parece ser mto bom essa leitura. Bjs
Menina você acredita que eu nunca assisti o filme? hahaha
ResponderExcluirE justo ontem quando planejei assistir, minha filha ficou assistindo Discovery Kids e perdi :/
Mas tenho muitaaaa curiosidade para ler e assistir.
Amei sua resenha do livro!
Sucesso!
www.eudublei.blogspot.com.br
Achei ótima sua resenha, explica bem a trama e tudo mais. Li o livro há uns anos atrás, mas tenho que admitir que não gostei muito não hahaha. Ótimo post :)
ResponderExcluirOlá! Acredito que hoje deve ser difícil alguém que não tenha lido o livro ou assistido o filme, principalmente depois de ter sido exibido pela globo haha A história é realmente muito linda e rende algumas lágrimas. Gostei bastante da resenha, parabéns! Beijos, Érika *-*
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAmei sua resenha e os pontos destacados!
A Culpa é das Estrelas possui uma história realmente muito linda! Eu li esse livro tem uns dois anos.
Se você gostou mesmo dele, recomendo Cidades de Papel, que é o meu favorito do John.
Bjs