[FILMES] A torre negra

13:26


Baseado na obra literária homônima de Stephen King (autor de O IluminadoA Espera de Um MilagreCarrie – A Estranha , Um Sonho de Liberdade, entre muitos outros), que conta a história do pistoleiro Roland Deschain, que dedica sua vida à proteção da Torre Negra, monumento mágico que está constantemente sob ataque, envolvendo uma intensa perseguição ao poderoso Homem de Preto, passagens entre tempos diferentes, encontros intensos e confusões entre o real e o imaginário, o filme tem como protagonista Jake (Tom Taylor) , um menino que vive com a mãe (Katheryn Winnick) e o padrastro (Nicholas Pauling) em um pequeno apartamento em Nova York. Após a perda de seu pai (Karl Thaning), o garoto viu seu mundo virar de cabeça para baixo, e a criança feliz deu lugar a um jovem isolado e perturbado por seus sonhos pra lá de realistas. Jake não consegue escapar de sua imaginação e, toda noite, uma misteriosa figura de sobretudo preto visita sua imaginação. Ele é transportado para um mundo paralelo, onde uma gigantesca Torre Negra encontra-se no ponto central e sempre é atacada pelo Homem de Preto (Matthew McConaughey). O menino descobre que o monumento é a última linha de defesa do universo contra a escuridão e seus antigos guardiões, os Pistoleiros, foram quase todos dizimados. Retratando tudo isso em desenhos obscuros, Jake não consegue convencer a ninguém de que suas obras são verídicas e resolve fugir. Começa então, a aventura do garoto para provar sua sanidade. Enquanto isso, o Homem de Preto segue a procura de crianças para destruir a Torre Negra. Buscando permitir a entrada dos monstros para que possa liderá-los, ele se utiliza do cérebro de jovens para atacar o monumento, uma vez que os Pistoleiros não o atrapalham mais. É então que Roland Deschain de Gilead (Idris Elba), o último Pistoleiro vivo, entra em ação para a felicidade (e sorte) de Jake.

Confira o trailer:



Confesso que a expectativa gerada pelo trailer e por ser uma adaptação de uma série (de 08 volumes) de Stephen King estava bem alta. Ainda mais tendo Matthew McConaughey e Idris Elba no elenco, tinha muito potencial! 
Quando se trata de adaptações, todos sabemos que nunca haverá algo tão perfeito quanto o conteúdo original – são adaptações, não cópias. Algumas vezes fidedignas, outras nem tanto, e o recente lançamento de Stephen King se encaixa no segundo caso. Não é preciso ter lido os livros ou não para julgar um filme, afinal, basta que ele satisfaça o público e passe sua mensagem desejada, ou seja, basta fazer sentido. Porém, o que recebemos, apesar das atuações dos protagonistas e dos efeitos visuais, foi um filme que entretém, mas não surpreende. Cheio de clichês, bem estilo "Sessão da Tarde", sem grandes surpresas, sem ápices, o longa mantém um ritmo constante, com cenas desnecessárias, sem explorar contextos que tinham muito a oferecer. 
Gostaria muito de ter visto na tela mais sobre a história dos Pistoleiros, sobre a origem da Torre Negra e do Homem de Preto.  

Especula-se sobre uma possível continuação. Se isso de fato se concretizar, só resta aos fãs esperar que a produção se organize e nos apresente algo que não só converse com os livros, mas sim que faça parte deles.

Leia também!

3 comentários

  1. Produção maravilhosa, todos os elementos deste filme são muito bem atendidos. A torre negra se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Li que filme A torre negra foi dirigido por Nikolaj Arcel e fiquei muito satisfeita com o seu trabalho, além de que o elenco foi de primeira. A fotografia é impecável, ao igual que a edição. Sem dúvida voltaria a ver este filme! A crítica do filme é interessante, me ajudou a notar certos detalhes que passaram despercebidos na primeira vez que vi.

    ResponderExcluir
  2. Boa crítica. Eu achei boa. Para mim o filme da Torre Negra também foi bom, mas eu precisava de ver mais. Deve ser porque a saga é muito rica em detalhes. No entanto, entendo que resumir todos os livros era impossível de uma maneira fácil. Eu acho que o filme Torre Negra foi uma boa adaptação que vale a pena ver. Considero que um fator que fez deste um grande filme foi a atuação de Idris Elba, seu talento é impressionante. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver. Eu recomendo. Acho que para uma tarde de lazer é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  3. Quero dizer-lhe que adoro os filmes porque são muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperava reencontrar de cara as queridas crianças. Desde que vi o elenco de A Torre Negra imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, pessoalmente eu irei ver por causo do ator Idris Elba, um ator muito comprometido. A Torre Negra é muito bonito e de bom estilo.

    ResponderExcluir