[ADAPTAÇÕES] O lado bom da vida
18:59"Excelsior" significa que vou pegar toda a negatividade e usar como combustível para controlar o lado bom. |
O livro foi escrito por Matthew Quick, sob o título original de The silver linings playbook (uma expressão que, numa tradução não literal, significa que várias coisas ruins que acontecem podem resultar numa coisa boa. "Silver linings" são as linhas de contorno das nuvens quando o sol está encoberto por elas. O sol está escondido pelas nuvens, mas continua iluminando), e publicado, pela primeira vez, em 2008 (2012 pela Editora Intrínseca).
O lado bom da vida é narrado, em primeira pessoa, por Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, extremamente cativante, torcedor fanático dos Eagles (time de futebol americano), que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica (o "lugar ruim") e perdeu tudo - sua casa, seu trabalho, e sua esposa -. Ele agora se encontra vivendo novamente com seus pais (aliás, a mãe dele, Jeanie Peoples, é a melhor pessoa. Merece o prêmio de melhor mãe do mundo!).
Pat, apesar de não se lembrar o que aconteceu para ele ter ido parar no "lugar ruim" (o leitor não vai saber até que ele se lembre, já que é ele quem conta a própria história. Quando Pat fica confuso ou perde o controle, a narrativa fica intensa junto com ele. Aos poucos o leitor vai tendo pistas dos motivos para os surtos, de como a mente de Pat funciona e invariavelmente, se envolve com ele), está convencido de que passou apenas alguns meses lá (foram quatro anos), e determinado a reconstruir sua vida, manter-se positivo e reatar com sua esposa, Nikki, apesar das circunstâncias difíceis em que se encontra. Seu pai se recusa a falar com ele, a esposa se nega a revê-lo e os amigos evitam comentar o que aconteceu antes de sua internação.
Para ele, é essencial estar em forma para que consiga se reconciliar com Nikki, então treina muito e corre todos os dias. Além disso, passa pelo psiquiatra, Dr. Patel e volta a ser um fiel torcedor dos “Eagles” (com isso, até consegue melhorar a relação com seu pai, na medida do possível). Pat resolve ler os livros que Nikki indica para seus alunos, mas surta quando um livro acaba mal, pois não entende como ela pode dar aula a jovens com um livro tão deprimente, que não enxerga o lado bom da vida. Aos poucos, Pat volta a viver uma vida “normal”, cada vez mais motivado a construir um final feliz para o seu próprio filme.
Quando Pat encontra Tiffany, uma misteriosa garota, divertida e um pouco manipuladora, mas que tem um bom coração, as coisas ficam complicadas. Tiffany se oferece para ajudar Pat a reconquistar sua esposa, mas somente, se ele fizer algo muito importante para ela em troca. Com o desenrolar da história, uma ligação inesperada começa a se formar entre os dois.
Pat, acredita em finais felizes e até a pessoa mais pessimista do mundo, após a leitura, vai acabar por buscar um pouco mais o “lado bom da vida”. Simplesmente por que é impossível ser indiferente às lições de Pat.
Em 2012 a história de Pat foi adaptada para os cinemas, onde o protagonista foi interpretado brilhantemente por Bradley Cooper e quem deu vida à Tiffany foi a sensacional Jennifer Lawrence, papel que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz.
0 comentários