RESENHA: Por lugares incríveis
11:12
"Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente.
Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular.
Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram.
Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los."
Jennifer Niven, autora de mais de oito livros, incluindo um livro sobre suas memórias do ensino médio, aborda em Por Lugares Incríveis, livro publicado em 2015 pela Editora Seguinte, temas delicados como a depressão, a perda de um ente querido, violência doméstica e até mesmo o suicídio, com leveza.
A história é narrada por ambos os protagonistas, que se revezam para nos contar suas histórias. E fazem isso de maneira muito cativante.
Violet Markey tinha tudo que uma garota de dezessete anos poderia querer: era popular, tinha um namorado gato, jogador de futebol americano e igualmente popular, pais que a apoiavam e uma irmã que era sua melhor amiga. Juntas, Violet e sua irmã Eleanor mantinham um blog: o eleanoreviolet.com, nele escreviam sobre moda, beleza e outras coisas das quais gostavam.
Um dia, na volta de uma festa na casa de seus namorados, Eleanor e Violet sofrem um acidente de carro. Violet sobrevive. Eleanor, não.
A tragédia desliga Violet. Ela se distancia dos amigos, termina com o namorado, desenvolve uma fobia de carros e um bloqueio criativo, desistindo de seus planos de cursar Escrita Criativa na NYU.
Sentia que, após a morte de Eleanor, nada tinha, nem deveria ter, mais graça. Ela acreditava que era culpada por sua irmã não estar mais ali. Afinal, ela que sugerira o caminho que tomaram na volta da festa.
Theodore Finch é um garoto que passa por sérios problemas. Sua família não é nada convencional: seu pai, ex jogador profissional, violento, saiu de casa para ir morar com outra mulher e um garoto, que pode, ou não, ser seu filho; sua mãe trabalha tanto que mal tem energia para cumprir as "obrigações da maternidade"; Kate, sua irmã mais velha, está sempre envolvida em relacionamentos ruins; e sua irmã caçula, Deka, é surpreendentemente madura e fofa. Finch sofre de depressão, transtorno bipolar e, por mais que tente evitar, tem apagões. Finch gosta de experimentar diferentes perfis. Diferentes lados de si mesmo. Temos o Finch "fodão", o Finch sem teto, o Finch anos 80... É conhecido por ser imprevisível e temperamental. Porém, o que ninguém a sua volta sabe, ou faz questão de saber, é o porquê ele se comporta dessa maneira.
Violet e Finch se encontram pela primeira vez no ponto mais alto do colégio onde estudam: a torre do sino.
A partir daí, salvam um ao outro e se aproximam cada vez mais. Acabam fazendo dupla em um trabalho de Geografia inusitado: conhecer dois lugares incríveis de onde moram, pois ano que vem terão partido para a faculdade e perderão a chance.
Nossos protagonistas, porém, ao invés de conhecerem apenas dois, resolvem conhecer vários.
Dentre eles as bibliotecas móveis, o alto da torre Purina, o Buraco Azul, a casa de um homem que constrói montanhas russas em seu quintal... E é nas andanças para realizar esse trabalho que descobrem muito mais que os lugares incríveis! Descobrem um ao outro e como, apesar de terem personalidades completamente opostas, se completam.
Finch traz Violet de volta à vida, mostrando-lhe quantas coisas lindas existem, apenas esperando para serem notadas. É com ele que ela volta a andar de carro, é ele quem a inspira a voltar a escrever, é por ele que ela se apaixona. Ela deixa de ser Violet Markey para se tornar Ultravioleta Markante.
Já aviso que, embora possa parecer, este não é um Young Adult comum.
Esteja preparado para se envolver e se emocionar MUITO!
FUN FACT: Está prevista para 2018 a adaptação de Por lugares incríveis para o cinema! Elle Fanning fará o papel de Violet e o roteiro foi escrito pela própria Jennifer.
FUN FACT: Está prevista para 2018 a adaptação de Por lugares incríveis para o cinema! Elle Fanning fará o papel de Violet e o roteiro foi escrito pela própria Jennifer.
0 comentários