RESENHA: Isla e o final feliz
11:55
Isla e o Final Feliz é o terceiro livro da trilogia Anna, Lola e Isla, escrito pela Stephanie Perkins e publicado no Brasil no ano de 2015.
Acompanhar o último ano de Isla Martin no colégio foi uma experiência muito emocionante. Ela, filha do meio, sempre se subestimou muito, tem grandes problemas de autoestima, nunca achando que seria capaz de grandes realizações, nunca pensando muito no futuro com medo de estar se "iludindo", não sabe para qual faculdade quer ir, ou, tão pouco, qual curso escolher. Ao estudar na França, terra natal de sua "maman" e morar nos EUA, ela nunca se sentiu verdadeiramente "em casa", nunca teve a sensação de realmente pertencer a algum lugar.
Isla, desde seu primeiro ano na SOAP, escola americana em Paris, teve um crush em Joshua Wasserstein, filho de um Senador de Nova York. Porém, sabe aquela boa e velha paixão platônica, na qual achamos que o outro nem sabe que nós existimos e ficamos felizes só o admirando, de longe, e suspirando? Pois é. Era exatamente assim.
Eles estudam juntos e já conversaram algumas vezes, mas a timidez não deixa que ela fale com ele sem passar vergonha – como na vez em que Josh fez uma pergunta e ela só conseguiu murmurar sons estranhos como resposta. Mas o fato é que depois de tomar muitos analgésicos (por causa de uma cirurgia para tirar o dente do siso) e encontrar ao acaso Josh em uma cafeteria, Isla cria coragem para engatar uma conversa.
A partir daí, os dois se aproximam e o sonho de Isla se torna realidade: Josh se torna seu namorado! O tempo que passam juntos é perfeito. Eles se complementam, suprindo o que falta um ao outro. Ele a enxerga de uma maneira que ela nunca seria capaz, com beleza, charme e determinação, enquanto ela vê nele um artista brilhante e consegue distinguir seu "verdadeiro eu" daquele que aparece em frente às câmeras nas campanhas do pai.
Porém, em meio a dramas familiares, ciúmes, inseguranças e incertezas quanto ao futuro, o casal vai ter que se esforçar para achar sempre o Melhor Caminho de volta um para o outro.
Eu amei esse romance e me envolví muito com a história dos dois, me emocionando e torcendo muito por eles! Recomendo demais a leitura, além dos dois outros que o antecedem: Anna e o beijo francês e Lola e o garoto da casa ao lado. Porém, é perfeitamente possível ler fora de ordem, pois eles são independentes, fazendo apenas algumas "referências" uns aos outros. Apesar de seus antecessores terem sidos publicados pela Editora Novo Conceito, o desfecho dessa série independente foi comprado pela Editora Intrínseca.
FUN FACT: Stephanie Perkins já foi vendedora de livros, bibliotecária e agora se tornou uma autora de grande renome dentre o gênero “chick lit”.
0 comentários